O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Negado

Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Ministro do STF classificou recurso dos advogados do ex-presidente como “protelatório”

Thiago Borgespor Thiago Borges em 17 de junho de 2025
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou nesta terça-feira (17) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A solicitação da defesa do ex-presidente aconteceu na última segunda-feira (16), após a revista Veja publicar que Cid teria mentido na oitiva na Suprema Corte, na última semana. O ex-ajudante de ordens é um dos réus por tentativa de golpe de Estado — o único com acordo de delação premiada. 

O entendimento de Moraes é que o atual momento da ação penal não é adequado para análise de anulação de acordo. Além disso, o ministro garantiu na decisão proferida que o pedido já foi negado anteriormente durante a tramitação do processo.

Leia mais: Kassab traça alternativas e ensaia voo próprio do Centrão em 2026

“Dessa maneira, o atual momento processual é absolutamente inadequado para pedidos protelatórios, caracterizados por repetição de pedidos indeferidos anteriormente”, afirmou o magistrado. A defesa do ex-presidente alegou que Cid descumpriu as cláusulas de sigilo assinadas no acordo com a Polícia Federal (PF), a respeito das investigações da trama golpista.

Durante o depoimento prestado no STF, Cid foi questionado pelos advogados de Bolsonaro. Na ocasião, o ex-ajudante de ordens negou a utilização dos perfis do Instagram, @gabrielar702 e Gabriela R — identificados com o mesmo nome da esposa do tenente-coronel —, para se comunicar com demais investigados. Além disso, o militar afirmou não saber se o perfil era de sua esposa. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também