segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Bastidores

Corrida por vaga na chapa de Daniel Vilela aquece bastidores para 2026

Com Gracinha Caiado praticamente garantida em uma das vagas ao Senado, outros nomes surgem com força para compor a chapa majoritária, seja como vice ou na segunda cadeira para senador

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em
Corrida por vaga na chapa de Daniel Vilela aquece bastidores para 2026
Vilela é pré-candidato ao governo de Goiás em 2026. Foto Divulgação/Vice-Governadoria

Bruno Goulart

A pouco mais de um ano da formalização das candidaturas para as eleições de 2026, os bastidores do Palácio das Esmeraldas e de lideranças partidárias em Goiás já se movimentam. A formação da chapa do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que deve disputar o governo com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), está no centro das articulações — e a disputa mais acirrada está nas vagas para o Senado e para a vice-governadoria.

A única certeza, até o momento, é a presença de Gracinha Caiado (União Brasil) na chapa majoritária como candidata ao Senado. Primeira-dama do Estado, Gracinha é vista como o nome natural para representar o legado do atual governo e manter o grupo político unido em torno do projeto de continuidade. 

Nomes ventilados

Com uma das duas cadeiras ao Senado já praticamente definida, a disputa agora gira em torno da segunda vaga e da vice. Entre os nomes mais ventilados estão o senador Vanderlan Cardoso e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ambos do PSD, além do ex-deputado Alexandre Baldy (PP), do deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) e do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. A reportagem conversou com algumas dessas lideranças sobre 2026.

Leia mais: PT questiona na Justiça “cheque em branco” dado a Mabel

Ao O HOJE, Vanderlan reiterou que é pré-candidato à reeleição e aposta na força do PSD para garantir espaço na chapa governista. “Estou trabalhando com foco na minha reeleição. Como serão duas vagas em disputa, acredito que há espaço para minha candidatura à reeleição e também para que o Gustavo Mendanha possa construir a dele”, afirmou o senador.

O mesmo discurso é adotado por Gustavo Mendanha, que acaba de se filiar ao PSD com carta branca para construir seu futuro político. “Vai depender muito do entendimento sobre a candidatura única ou se teremos candidaturas avulsas. O momento agora é de colocar o nome à disposição. Estou no time do Daniel e da Gracinha pronto para ajudar”, disse o ex-prefeito.

Do lado do PP, Alexandre Baldy trabalha silenciosamente, mas mantém influência e articulações nos bastidores. Presidente do partido em Goiás, Baldy mantém proximidade com figuras do agronegócio e com parte significativa da base do governo. O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, é visto como seu principal cabo eleitoral no Palácio das Esmeraldas.

Outro nome que entra com força nas discussões é o do deputado federal Zacharias Calil, do União Brasil. Médico conhecido e respeitado, Calil traria à chapa uma identidade popular e técnica, o que reforçaria a presença do partido de Caiado na composição.

Nomes do interior

Há ainda quem defenda a presença de lideranças do interior na chapa, especialmente das regiões Sudoeste e Entorno do Distrito Federal, que foram decisivas na reeleição de Caiado em 2022. Ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB) deixou claro ao O HOJE que está focado na candidatura a deputado federal, mas colocou o nome à disposição para compor uma majoritária, se houver consenso no grupo. “Trabalhamos em grupo, meu nome está à disposição se o grupo achar que devo participar”, disse.

Já o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), reforça a importância de contemplar o Entorno na chapa de 2026. “Acredito que nossa região deve ter um nome na chapa. Isso potencializa a eleição de Daniel e reconhece a força eleitoral que temos mostrado”, afirmou ao O HOJE, ao lembrar que a região contribuiu decisivamente para a vitória de Caiado no primeiro turno.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Desistências expõem dificuldades de pesos-pesados nas eleições de 2026

Não-candidatos

Desistências expõem dificuldades de pesos-pesados nas eleições de 2026

Figuras com trajetória política e capital eleitoral de destaque ficaram fora da disputa por difere...
debate presidencial

ELEIÇÕES 2026

Debate presidencial começa sem Lula, Flávio e Zema

Primeiro encontro entre candidatos à Presidência reúne apenas Ronaldo Caiado, Renan Santos e Augu...
Apoio de Márcio Corrêa a Daniel Vilela mostra dificuldade da oposição

Eleições 2026

Apoio de Márcio Corrêa a Daniel Vilela mostra dificuldade da oposição

Governador possui apoio de mais de 93% dos prefeitos goianos, enquanto adversários tentam dialogar ...
Davi Alcolumbre

BRASÍLIA

Eleições pressionam Congresso sobre votação de pautas de Lula

Reaproximação entre Lula e Davi Alcolumbre coloca propostas de forte impacto social no centro das ...
André Mendonça

TENSÃO NO STF

André Mendonça é alertado após nome surgir em jantar de Lula, Moraes e Alcolumbre

Segundo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ministros do STF teriam discutido estratégias pa...
Daniel Vilela

RACHA NO PL

Apoio de prefeito de Anápolis a Daniel Vilela gera reação do PL

Márcio Corrêa declarou apoio à reeleição de Daniel durante evento em Anápolis; PL afirma que m...
debate

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate presidencial de 2026 acontece neste domingo; veja quem participa

Encontro será transmitido pela Band a partir das 20h e deve ter ausências de Lula e Flávio Bolson...
Arruda

Tribunal Regional Eleitoral

TRE-DF dá 7 dias para Arruda se defender de impugnação

Ex-governador é alvo de pedido do Ministério Público Federal, que questiona a candidatura ao Gove...