Morrem gêmeos siameses do MT após cirurgia em Goiânia
Bebês estavam internados no Hospital Estadual da Mulher e passaram por procedimento de separação
Os gêmeos siameses internados no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento, em Goiânia, morreram na madrugada desta quinta-feira (8). Os bebês apresentaram agravamento no quadro clínico e estavam sob cuidados intensivos desde a internação na unidade de saúde da rede estadual.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), um dos recém-nascidos sofreu sucessivas paradas cardiorrespiratórias durante a madrugada. Apesar das tentativas de reanimação e da assistência prestada pela equipe multiprofissional, o bebê não resistiu e teve o óbito confirmado.

Quadro clínico se agravou durante a madrugada
Diante da gravidade da situação, a equipe médica indicou um procedimento cirúrgico de emergência para a separação dos gêmeos. A medida teve como objetivo tentar preservar a vida do segundo bebê, que também apresentava instabilidade clínica. A cirurgia foi realizada ainda durante a madrugada e conduzida pelo cirurgião pediátrico Zacarias Calil, com apoio de equipes especializadas e suporte intensivo.
No entanto, conforme a SES-GO, mesmo após o procedimento e a adoção de todos os protocolos assistenciais disponíveis, o segundo recém-nascido também evoluiu a óbito. A confirmação ocorreu poucas horas depois da cirurgia, encerrando o atendimento de um dos casos mais delicados acompanhados recentemente pela unidade hospitalar.

Secretaria e hospital divulgam nota oficial
Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e a direção do Hospital Estadual da Mulher manifestaram solidariedade aos familiares. As instituições destacaram o empenho das equipes envolvidas no atendimento e reafirmaram o compromisso com a prestação de assistência em saúde de forma segura, qualificada e humanizada.
Leia também: Morre um dos gêmeos siameses após paradas cardíacas durante cirurgia de emergência em Goiânia
A SES-GO informou ainda que todos os cuidados necessários foram adotados desde a internação dos bebês. Além disso, reforçou que o caso foi acompanhado por profissionais de diferentes especialidades, diante da complexidade clínica apresentada pelos gêmeos siameses.
Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre velório ou sepultamento. A família segue recebendo apoio da equipe hospitalar e dos serviços de assistência social da unidade.