O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Eleições 2026

Quaest mostra que desconhecimento ainda é desafio para Caiado

Levantamento mostra que 51% dos eleitores desconhecem o governador goiano. Porém, percentual já foi de 68%

Thiago Borgespor Thiago Borges em 12 de fevereiro de 2026
Quaest mostra que desconhecimento ainda é desafio para Caiado
Foto: André Saddi/Secom Goiás

A pesquisa Genial/Quaest publicada na última quarta-feira (11) mostrou o cenário da disputa eleitoral pela presidência da República. O levantamento, o primeiro desde a filiação do governador Ronaldo Caiado ao PSD e sem o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), mostrou Caiado com 4% nas intenções de voto. 

O chefe do Executivo goiano aparece entre os governadores Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS), ambos também pré-candidatos pelo PSD. Ratinho oscila entre 7% e 8% e Leite entre 3% e 4%, a depender do cenário apresentado. Leite e Caiado estão empatados pela margem de erro. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparecem na dianteira de todos os cenários, acirrando a polarização política vivida no País desde 2022. Enquanto o petista varia entre 35% e 39%, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fica entre 29% a 33%, a depender do cenário estimulado. 

A Quaest também estimulou possíveis cenários de segundo turno entre Lula e os nomes da direita. No embate mano a mano com o petista, Caiado pontuou 32% contra 42% do presidente. A diferença de 10 pontos é a terceira menor entre os pré-candidatos da direita. No quadro posto, Lula ficou 8 pontos à frente de Ratinho (43% a 35%) e 5 de distância de Flávio (43% a 38%). Contra Leite, o presidente pontuou 44% e o governador gaúcho 28% — diferença de 14%. 

Além disso, os números da pesquisa ressaltaram uma das principais dificuldades do governador de Goiás em seu projeto político que visa o Palácio do Planalto: o desconhecimento ao redor do País. Segundo a Quaest, 51% dos eleitores consultados pela pesquisa não conhecem o chefe do Executivo estadual. A porcentagem, porém, já foi maior. 

Na rodada de janeiro de 2025 da Quaest, o percentual de desconhecimento do governador era de 68%. De lá para cá, as aparições repetidas em veículos nacionais enquanto pré-candidato e os compromissos por todo Brasil ajudaram a diminuir o desconhecimento de Caiado. A rodada da pesquisa deste mês mostra que o governador é desconhecido por 58% dos eleitores que se consideram “independentes”, 44% dos “bolsonaristas” e por 35% da “direita não bolsonarista” — que são potenciais eleitores do chefe do Executivo goiano.

Confira a íntegra da rodada da pesquisa Genial/Quaest de fevereiro

Caiado segue com a estratégia para diminuir o desconhecimento e alavancar sua pré-candidatura. O governador tem cumprido agendas nacionais, com diálogos com os diferentes setores da sociedade civil. A intenção é pulverizar seu projeto para o País, que emula o modelo de gestão atual em Goiás. 

Leia mais: Arthur Lira oficializa pré-candidatura ao Senado e inicia mobilização em Alagoas

A decisão de quem será o candidato pessedista já tem data limite: 15 de abril. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, já declarou que o nome escolhido terá apoio integral da estrutura da legenda. Na última segunda-feira (9), Kassab ressaltou que o partido terá candidato e comunicou Lula que a sigla não irá apoiá-lo. 

“Ele [Lula] sabe, porque eu mesmo já disse a ele, que nós não caminharemos juntos. Nós vamos ter o nosso caminho”, afirmou Kassab em entrevista à GloboNews. O dirigente partidário também já garantiu que a escolha, que será feita em conjunto pela cúpula do partido, levará em conta outros aspectos, e não apenas o desempenho dos pré-candidatos nas pesquisas de intenção de voto. 

A Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2026, de 120 municípios diferentes. A pesquisa possui uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também