Caiado cancela agenda em Goiás e viaja a São Paulo para reunião com Kassab
Movimentação fora do estado ocorre em meio à definição do PSD para a disputa presidencial
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), cancelou a agenda oficial desta terça-feira (24) no estado para participar de uma reunião em São Paulo com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. O encontro ocorre na residência do dirigente e também conta com integrantes do conselho político da sigla.
A reunião acontece de forma reservada e fora da programação oficial do governo de Goiás. Kassab, além de comandar o PSD, ocupa o cargo de secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.
Encontro fora da agenda reúne cúpula do partido
O cancelamento dos compromissos em Goiás ocorreu para viabilizar a participação de Caiado no encontro com a direção nacional da legenda. A reunião ocorre após mudanças recentes no cenário interno do partido, com a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, de disputar a indicação da sigla.
Com isso, o nome de Caiado passou a ser considerado com mais força dentro do PSD. Outro nome que segue no cenário é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
O ex-ministro da Educação e integrante do conselho político do partido, Jorge Bornhausen, afirmou que o governador goiano reúne condições favoráveis no momento. “Ele tem a vantagem de ser um grande governador, além da idade e da experiência. Não pensa em reeleição”, disse.
Movimentação ocorre após mudanças no cenário interno
Nos bastidores, integrantes do PSD avaliam que a entrada de Caiado na legenda ampliou sua influência nas decisões internas. O governador anunciou a intenção de se filiar ao partido em janeiro deste ano, após deixar o União Brasil, e oficializou a mudança em 14 de março.
Após a saída de Ratinho Júnior da disputa, Kassab divulgou uma nota pública em que elogiou o governador paranaense e destacou sua atuação. A direção do partido mantém a previsão de definir o nome que representará a sigla até o fim deste mês.
Aliados relatam que Caiado também recebeu sondagens de outras legendas, como Podemos e PRD, durante o período de articulação. Ainda assim, a definição deve ocorrer no âmbito da direção nacional do PSD.
Caiado afirmou que não considera disputar o Senado e que sua movimentação política está voltada a outro objetivo. “Se eu quisesse disputar o Senado, não estaria fazendo tudo isso”, declarou. Já Eduardo Leite admite a possibilidade de concorrer a uma vaga no Senado, embora siga como pré-candidato dentro do partido.