sábado, 24 de outubro de 2026
EM XEQUE

Cade abre investigação contra o Google por uso de notícias em ferramentas de IA

Decisão unânime do tribunal do Cade mira possível uso excessivo de conteúdo jornalístico sem autorização

Bia Salespor em
Cade abre investigação contra o Google por uso de notícias em ferramentas de IA
(Imagem: Reprodução)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (23), abrir processo administrativo para investigar o Google por suposto uso excessivo de notícias sem autorização de veículos jornalísticos, com auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

A apuração vai analisar a conduta da empresa e os impactos de sua atuação no mercado jornalístico e no setor de buscas digitais. Ao fim do processo, o julgamento pode resultar em sanções administrativas por infração econômica, caso irregularidades sejam confirmadas.

Segundo o Cade, o caso surgiu a partir de iniciativa do próprio órgão, que identificou a necessidade de aprofundar as investigações sobre as condições concorrenciais no mercado de busca online e a utilização, pelo Google, de conteúdos jornalísticos em produtos ligados à IA.

Histórico do caso

O tema começou a ser analisado pelo tribunal do Cade no ano passado. Em um primeiro momento, a Superintendência-Geral concluiu pela “ausência de indícios suficientes de infração à ordem econômica” e recomendou o arquivamento do processo.

Posteriormente, o caso foi avocado pelo Tribunal do Cade e distribuído ao então conselheiro e presidente Gustavo Augusto, que inicialmente votou pelo arquivamento.

O julgamento foi retomado em 8 de março, quando o conselheiro Diogo Thomson apresentou voto favorável à continuidade da investigação, afirmando haver indícios robustos sobre a atuação da empresa.

Após esse posicionamento, Gustavo Augusto reviu seu entendimento anterior e também passou a defender a abertura da apuração sobre o uso de notícias em ferramentas de IA.

Leia mais:

Ginecologista investigado por abusos tem prisão mantida em Goiás; defesa fala em “excesso”

PRF faz maior apreensão de remédios para emagrecimento em Goiás

Voto da conselheira

A sessão foi retomada com voto da conselheira Camila Cabral, que também se manifestou a favor da investigação. Segundo ela, o caso exige cautela por envolver rápida transformação tecnológica, assimetria informacional e pouca transparência externa sobre os mecanismos usados pela plataforma.

Em seu voto, Cabral afirmou que a discussão também envolve a forma como uma plataforma dominante administra a intermediação de informações e transforma conteúdo produzido por terceiros em insumo para retenção de atenção, coleta de dados e reforço de poder de mercado.

O que diz o Google

Em nota, o Google informou que acompanha a decisão do Cade de encaminhar o caso à Superintendência para análise detalhada, mas afirmou acreditar que há uma compreensão equivocada sobre o funcionamento de seus produtos e o valor entregue aos editores de notícias.

A empresa disse ainda que o recurso AI Overviews foi criado para mostrar links para uma ampla variedade de resultados, criando novas oportunidades para descoberta de sites relevantes e conteúdos diversos. O Google também declarou manter compromisso com a web aberta e afirmou enviar bilhões de cliques diariamente para websites.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
google inteligência artificial jornalismo notícias

Veja também

Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

CBMDF

Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

Bombeiros utilizaram cerca de 4 mil litros de água para controlar o incêndio; ninguém ficou ferid...
Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

Mudanças na capital

Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

BRS começa pela Avenida T-63 em janeiro de 2027 e prevê faixas prioritárias, fiscalização eletr...
goiânia

Aniversário de Goiânia

Mabel abre aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar em Campinas

Evento na Avenida 24 de Outubro reuniu forças de segurança, estudantes, bandas marciais e moradore...
Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

GOIÂNIA 93 ANOS

Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

Capital completa 93 anos com Produto Interno Bruto de R$ 75,8 bilhões, 15ª posição entre os muni...
Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

PREVISÃO DO TEMPO

Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

Previsão indica muitas nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite....
Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Concurso Público

Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Conselho Estadual de Saúde publicou recomendação para recompor o quadro de servidores da secretar...
Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...
Anápolis

tragédia em Goianésia

PCGO investiga morte de jovem de 21 anos em um motel em Goianésia

Jovem passou mal durante encontro e foi encontrada sem vida em uma suíte; homem que estava com ela ...