domingo, 13 de setembro de 2026
Ataque aos Três Poderes

Moraes autoriza prisão domiciliar de ‘Fátima de Tubarão’ e outros 17 idosos envolvidos no 8/1

Além de Fátima, outros 17 idosos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 foram contemplados pela medida

Marina Moreirapor em
Moraes
Ministro do STF, Alexandre de Moraes - Créditos: Andressa Anholete/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar para Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão. Além dela, outros 17 idosos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 foram contemplados pela medida. As decisões foram publicadas na última sexta-feira (24) e confirmadas pelo Supremo nesta segunda-feira (27).

Moraes
Ataque aos Três Poderes que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023 – (Créditos: Joedson Alves/ABr)

Maria de Fátima, 70 anos, foi condenada em agosto de 2024 a 17 anos de prisão. No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, Maria apareceu em um dos vídeos afirmando que estaria “quebrando tudo” dentro da Suprema Corte e que teria utilizado um dos banheiros do prédio “sujando tudo”. A idosa também disse: “vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”.

A decisão é da última sexta-feira (24). Moraes determinou que ela deverá cumprir as seguintes medidas restritivas:

  • Usar tornozeleira eletrônica;
  • O passaporte será suspenso e ela não poderá obter novo documento;
  • Proibição de se ausentar do país;
  • Proibição de usar redes sociais;
  • Proibição de conversar com outros envolvidos nas irregularidades;
  • Proibição de visitas, com exceção de familiares e advogados.

“O descumprimento da prisão domiciliar ou de qualquer uma das medidas alternativas implicará na reconversão da domiciliar em prisão dentro de estabelecimento prisional”, determinou Moraes.

Dos 17 anos de condenação, Maria de Fátima já cumpriu mais de 3 anos e 10 meses.

Processo

‘Fátima Tubarão’ estava presa desde janeiro de 2023. A mesma foi acusada por cinco crimes pela Procuradoria-Geral da República:

  1. abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta “com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.
  2. golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta “depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.
  3. associação criminosa armada: ocorre quando há a associação de três ou mais pessoas, com o intuito de cometer crimes. A pena inicial varia de um a três anos de prisão, mas o MP propõe a aplicação do aumento de pena até a metade, previsto na legislação, por haver o emprego de armas.
  4. dano qualificado: ocorre quando a pessoa destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia. Neste caso, a pena é maior porque houve violência, grave ameaça, uso de substância inflamável. Além disso, foi cometido contra o patrimônio da União e com “considerável prejuízo para a vítima”. A pena é de seis meses a três anos.
  5. deterioração de patrimônio tombado: é a conduta de “destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial”. O condenado pode ter que cumprir pena de um a três anos de prisão.

Quando a denúncia foi analisada no Supremo, a defesa negou a acusação, sustentou que o tema não era competência da Corte e que o pedido deveria ser rejeitado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
8 de janeiro Alexandre de Moraes STF

Veja também

pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...
pablo marçal

ELEIÇÕES 2026

TSE rejeita por unanimidade candidatura de Pablo Marçal para presidência

Decisão unânime foi tomada nesta sexta-feira (11), após análise de questões relacionadas à ine...
celina leão

Reforço na saúde estadual

Celina Leão nomeia 300 médicos para reforçar saúde no DF

Profissionais foram nomeados para atuar na rede pública, com atenção às áreas de urgência e em...