Ataque aos Três Poderes

Moraes autoriza prisão domiciliar de ‘Fátima de Tubarão’ e outros 17 idosos envolvidos no 8/1

Além de Fátima, outros 17 idosos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 foram contemplados pela medida

Marina Moreirapor em
Moraes
Ministro do STF, Alexandre de Moraes - Créditos: Andressa Anholete/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar para Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão. Além dela, outros 17 idosos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 foram contemplados pela medida. As decisões foram publicadas na última sexta-feira (24) e confirmadas pelo Supremo nesta segunda-feira (27).

Moraes
Ataque aos Três Poderes que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023 – (Créditos: Joedson Alves/ABr)

Maria de Fátima, 70 anos, foi condenada em agosto de 2024 a 17 anos de prisão. No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, Maria apareceu em um dos vídeos afirmando que estaria “quebrando tudo” dentro da Suprema Corte e que teria utilizado um dos banheiros do prédio “sujando tudo”. A idosa também disse: “vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”.

A decisão é da última sexta-feira (24). Moraes determinou que ela deverá cumprir as seguintes medidas restritivas:

  • Usar tornozeleira eletrônica;
  • O passaporte será suspenso e ela não poderá obter novo documento;
  • Proibição de se ausentar do país;
  • Proibição de usar redes sociais;
  • Proibição de conversar com outros envolvidos nas irregularidades;
  • Proibição de visitas, com exceção de familiares e advogados.

“O descumprimento da prisão domiciliar ou de qualquer uma das medidas alternativas implicará na reconversão da domiciliar em prisão dentro de estabelecimento prisional”, determinou Moraes.

Dos 17 anos de condenação, Maria de Fátima já cumpriu mais de 3 anos e 10 meses.

Processo

‘Fátima Tubarão’ estava presa desde janeiro de 2023. A mesma foi acusada por cinco crimes pela Procuradoria-Geral da República:

  1. abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta “com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.
  2. golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta “depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.
  3. associação criminosa armada: ocorre quando há a associação de três ou mais pessoas, com o intuito de cometer crimes. A pena inicial varia de um a três anos de prisão, mas o MP propõe a aplicação do aumento de pena até a metade, previsto na legislação, por haver o emprego de armas.
  4. dano qualificado: ocorre quando a pessoa destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia. Neste caso, a pena é maior porque houve violência, grave ameaça, uso de substância inflamável. Além disso, foi cometido contra o patrimônio da União e com “considerável prejuízo para a vítima”. A pena é de seis meses a três anos.
  5. deterioração de patrimônio tombado: é a conduta de “destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial”. O condenado pode ter que cumprir pena de um a três anos de prisão.

Quando a denúncia foi analisada no Supremo, a defesa negou a acusação, sustentou que o tema não era competência da Corte e que o pedido deveria ser rejeitado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
8 de janeiro Alexandre de Moraes STF

Veja também

Quaest

ELEIÇÕES 2026

Quaest mostra Lula com 46% e Flávio Bolsonaro com 45%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bol...
Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Datafolha mostra Lula com 45% dos votos válidos e Flávio Bolsonaro com 42%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro na d...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Quaest mostra Celina Leão com 53% das intenções de votos válidos no DF

Levantamento divulgado na véspera do 1º turno mostra Celina Leão à frente, com 53% dos votos vá...
Ciro Nogueira

CASO BANCO MASTER

Ciro Nogueira e Vorcaro aparecem juntos nos Alpes franceses

Fotos e vídeos obtidos pela PF mostram Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro em viagem aos Alpes franceses...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão participa de motociata na reta final da campanha pelo GDF

Candidata à reeleição participou do ato na Granja do Torto ao lado de aliados e falou sobre pesqu...
Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

Candidato ao governo de Goiás esteve em Anápolis, Goiânia e Catalão na última sexta-feira e enc...
Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

RETA FINAL DE CAMPANHA

Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

Governador participou de caminhada com Ronaldo Caiado na capital e segue para Jataí, onde fará o �...
Wilder Morais

RETA FINAL

Wilder Morais encerra campanha com carreatas em Goiás

Candidato do PL começou o último dia de campanha com carreata em Rio Verde e ainda terá atos em A...