quarta-feira, 7 de outubro de 2026
QUEDA ECONÔMICA

Moeda iraniana atinge mínima histórica em meio à guerra no Oriente Médio

Rial se desvaloriza no mercado paralelo e reflete impacto direto da guerra e do bloqueio em Ormuz

Lalice Fernandespor em
ira
Foto: Ashkan Forouzani/ Unsplash

A moeda do Irã atingiu o menor valor já registrado no mercado paralelo nesta quarta-feira (29), em meio à guerra contra Estados Unidos e Israel, que teve início em 28 de fevereiro com ataques coordenados entre Washington e Tel Aviv em Teerã. O rial foi negociado a 1,81 milhão por dólar, segundo a Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos (ISNA), evidenciando a intensificação da crise cambial no país.

A desvalorização ganhou força ao longo da semana. Nos primeiros dias, a moeda americana era negociada em torno de 1,54 milhão de riais, e há cerca de um ano, a cotação girava em torno de 811 mil por dólar. Nos últimos dois dias, o rial perdeu quase 15% do valor, com cotações variando entre 1,76 milhão e 1,81 milhão por dólar.

A queda recente foi acelerada pelo bloqueio no Estreito de Ormuz, em meio à escalada militar no Oriente Médio. A restrição ao tráfego marítimo limita a entrada de moeda estrangeira, especialmente dólares, e afeta diretamente as exportações iranianas, com impacto mais forte sobre o petróleo, principal fonte de receita externa do país.

 

Leia mais: Trump rejeita proposta do Irã e mantém bloqueio naval

Leia mais: ‘Estado de colapso’: Trump afirma que Irã pediu reabertura de Ormuz

 

Protestos iranianos impulsionados pela economia

A fragilidade da moeda não é recente. Em 2025, o rial já havia perdido cerca de 70% do valor frente ao dólar, cenário que provocou protestos no país, que ti. Comerciantes relatam dificuldades para lidar com a volatilidade cambial, que encarece importações e compromete o funcionamento da economia.

ira
Protestos em Teerã (Foto: Reprodução)

Protestos que tiveram seu ponto alto em janeiro deste ano, foram um ponto de tensão entre Teerã e Washington e espalharam por diversas cidades do país persa, levando milhares de pessoas às ruas. Vídeos divulgados nas redes sociais registraram cenas de confrontos, carros incendiados e manifestantes entoando palavras de ordem contra o governo.

Segundo a agência de notícias Human Rights Activists News Agency (HRANA), pelo menos 5.858 manifestantes foram mortos durante os protestos, e mais de 42 mil foram presas. Ainda, desde o fim dos protestos, o governo iraniano executou sete pessoas ligadas aos atos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
dólar Ira! moeda rial

Veja também

russia

Rússia x Ucrânia

Ataques russos deixam ao menos 20 mortos em diferentes regiões da Ucrânia

Bombardeios atingiram áreas residenciais e infraestrutura; entre as vítimas estão quatro criança...
planeta

DESCOBERTA ESPACIAL

Astrônomos encontram Planeta que pode ter surgido após morte de estrela

Localizado a cerca de 270 anos-luz da Terra, o possível mundo apresenta características que podem ...
sarampo

ALERTA

Nova York decreta estado de emergência após surto de sarampo

Medida amplia ações de vacinação, testagem e investigação diante do avanço de casos em comuni...
Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

SAÚDE PÚBLICA

Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

Autoridades russas monitoram pessoas que tiveram contato com a mulher, enquanto OMS afirma que risco...
Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

APÓS ELEIÇÕES

Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

Serviços voltaram a funcionar nesta segunda-feira (5), após suspensão presencial motivada por que...
Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

MUNDO

Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

Primeiro-ministro israelense afirmou esperar a retomada de uma “extraordinária amizade” entre I...
papa

ELEIÇÕES 2026 | VATICANO

Papa Leão XIV cita “operário” São Francisco e pede paz no dia da eleição no Brasil

Leão XIV fez a referência durante mensagem sobre São Francisco de Assis e destacou a necessidade ...
Brasileira

TRAGÉDIA NOS EUA

Brasileira é suspeita de matar filha de 4 anos após perder guarda nos EUA

Criança foi baleada em Houston, no Texas; mãe também atirou contra si e morreu no dia seguinte