sexta-feira, 16 de outubro de 2026
DISTRITO FEDERAL

GDF volta atrás e exclui Serrinha de operação financeira ligada ao BRB

Após pressão política, questionamentos ambientais e ações judiciais, governo retira área do Paranoá e terreno da Saúde de plano de capitalização do banco

Jéssica Nascimentopor em
GDF volta atrás e exclui Serrinha de operação financeira ligada ao BRB
Celina Leão/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal recuou e retirou a área da Serrinha do Paranoá e um terreno da Secretaria de Saúde, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), do plano de fortalecimento econômico-financeiro do Banco de Brasília (BRB). A mudança foi sancionada pela governadora Celina Leão e publicada nesta segunda-feira (12) em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.

Os dois imóveis haviam sido incluídos na legislação aprovada em março deste ano, que autorizou o GDF, na condição de acionista controlador do BRB, a utilizar mecanismos patrimoniais para reforçar a estrutura financeira do banco diante de exigências regulatórias do sistema financeiro. Entre as possibilidades previstas estava justamente a utilização de áreas públicas no processo de capitalização da instituição.

A inclusão da Serrinha do Paranoá, no entanto, provocou forte reação política, ambiental e jurídica. A área é alvo de debates antigos relacionados à preservação ambiental e, recentemente, passou a ser protegida por decreto do próprio governo, que criou o Parque Distrital da Serrinha. O uso do local em uma operação financeira ligada ao BRB acabou gerando críticas de parlamentares, ambientalistas e órgãos de controle.

Além disso, o modelo de capitalização aprovado pelo Executivo passou a enfrentar questionamentos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Parte das ações apontava possíveis irregularidades na utilização de bens públicos para reforçar o patrimônio do banco.

Diante da repercussão, o governo decidiu rever a proposta e encaminhou à Câmara Legislativa a retirada das duas áreas da lista de imóveis que poderiam ser utilizados no plano de capitalização.

“Retiramos duas matrículas daquela legislação que havia sido mandada para a Câmara Legislativa. Uma é a famosa área da Serrinha, que nós pedimos para retirar pela discussão ambiental sobre ela, e a outra é a área da Saúde, onde vamos garantir que o espaço continue sendo destinado para esse fim. O nosso objetivo é fortalecer o BRB de forma equilibrada e transparente, e assim estamos fazendo”, afirmou Celina Leão.

Apesar do recuo em relação aos dois terrenos, o restante da legislação permanece válido. O governo continua autorizado a adotar mecanismos para recomposição da capacidade econômico-financeira do BRB, considerado estratégico para o Distrito Federal. A proposta tem como objetivo assegurar estabilidade operacional, ampliar a capacidade de investimento e atender às exigências do sistema financeiro nacional.

Leia também:

Deputados do DF destacam atuação de Celina Leão para preservar o BRB em meio à crise

Celina troca comando da Semob e coloca tarifa zero no radar do DF

O terreno da Secretaria de Saúde também acabou preservado após discussões sobre a manutenção da função pública da área. O imóvel é utilizado na prestação de serviços de saúde, e a retirada busca evitar conflitos sobre a destinação do espaço.

Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que a exclusão das áreas reduz a tensão política em torno do tema e evita novos desgastes em meio às discussões sobre a saúde financeira do BRB. No fim de abril, Celina Leão chegou a se reunir com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o secretário de Economia do DF, Valdino Oliveira, e o presidente do banco, Nelson Antônio de Souza, para tratar da situação da instituição.

Após o encontro, a governadora afirmou que o BRB possui soluções técnicas em andamento para enfrentar o atual cenário e garantiu que os clientes podem permanecer tranquilos em relação à estabilidade do banco.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Celina Leão GDF Serrinha do Paranoá

Veja também

Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

POLÍTICA

Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

Candidata à reeleição quer posicionamento do adversário sobre alterações nas regras do FCDF e ...
Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

POLÍTICA

Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

Candidata à reeleição defendeu divulgação das ações do governo e afirmou que redes sociais de...
Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

ELEIÇÕES 2026

Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

Material questionava recursos destinados à saúde e trazia montagem com a imagem da governadora. Os...
Mabel aposta na reestruturação do IMAS para ampliar atendimentos e promete dobrar consultas em Goiânia

SAÚDE EM GOIÂNIA

Mabel aposta na reestruturação do IMAS para ampliar atendimentos e promete dobrar consultas em Goiânia

Prefeito defende centralização de serviços, profissionalização da gestão e redução de custos...
Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Sabatina na Globo

Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Em sabatina na TV Globo, presidente afirmou que denúncias contra a Corte tornaram discussão sobre ...
André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Eleições 2026

André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Mendonça libera críticas a Flávio, mas barra anúncio sobre escala 6x1
Davi Alcolumbre

Brasília

Senado adia PEC da Segurança e aprova aumento do teto do MEI com perdão de dívidas

Davi Alcolumbre retirou proposta da pauta após impasse sobre redução da maioridade penal; no mesm...
TSE suspende cassação do mandato de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Decisão

TSE suspende cassação do mandato de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Ministro Floriano de Azevedo Marques assegurou a suspensão dos efeitos dos acórdãos do TRE-GO; me...