quinta-feira, 22 de outubro de 2026
NEGOCIAÇÕES

Irã afirma que a falta de confiança de Teerã nos EUA trava acordo

O governo iraniano afirmou que as negociações só vão avançar quando os EUA demonstrarem seriedade

Lalice Fernandespor em
teerã
Foto: Sina drakhshani/ Unsplash

A possibilidade de retomada das negociações entre Irã e Estados Unidos voltou a enfrentar obstáculos nesta sexta-feira (15), após declarações do ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, e do presidente Donald Trump. Enquanto Teerã afirma não ter “nenhuma confiança” em Washington, a Casa Branca intensifica a pressão para que um acordo sobre o programa nuclear iraniano seja fechado.

Durante visita a Nova Déli para participar da reunião de chanceleres do Brics, Araqchi afirmou que o governo iraniano só aceita voltar à mesa de negociações caso os Estados Unidos demonstrem seriedade. Segundo ele, a desconfiança em relação aos norte-americanos impede avanços imediatos nas tratativas.

O chanceler também comentou a situação no Estreito de Ormuz, rota estratégica para o comércio global de petróleo e gás. De acordo com Araqchi, embarcações podem atravessar a região, desde que não estejam ligadas a países em guerra contra Teerã.

teerã
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, durante visita a Nova Déli (Foto: Reprodução/ @Iran_GOV)

A área se tornou um dos principais pontos de tensão do conflito desde o início dos confrontos, quando o Irã restringiu grande parte do tráfego marítimo. Antes da escalada militar, o estreito concentrava cerca de um quinto do fornecimento mundial de petróleo e gás.

 

Leia mais: Trégua no Irã está ‘por um fio’ após Trump rejeitar acordo

Leia mais: “Isso não significa rendição”: Irã envia resposta para proposta dos EUA

Leia mais: Ormuz é palco de ataques, mas ‘o cessar-fogo continua’

 

Donald Trump volta a pressionar Teerã por um acordo

Nos Estados Unidos, Trump voltou a endurecer o discurso contra Teerã. O presidente afirmou que a proposta mais recente apresentada pelos iranianos contém pontos “inaceitáveis”, sobretudo em relação ao programa nuclear. Segundo ele, o Irã havia concordado em abandonar material enriquecido, mas depois recuou da posição.

Em entrevista exibida pela Fox News, na quinta-feira (14), o republicano já havia demonstrado insatisfação afirmando que ele não seria “muito mais paciente” e reafirmou que Teerã “deveria fazer um acordo”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Abbas Araghchi Estados Unidos Ira!

Veja também

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

MUNDO

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

Presidente dos Estados Unidos relatou que Sundar Pichai rejeitou a proposta; empresa já alterou a n...
Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

TUMOR NÃO SE ESPALHOU

Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

Exames confirmaram que o tumor permaneceu localizado; pontífice recebeu alta no sábado e retoma as...
Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança
Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Relações internacionais

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Por que Trump quer mudar o nome do Novo México para “Nova América”?