quarta-feira, 19 de agosto de 2026
CONTINUA SUSPENSO

Anvisa mantém suspensão de lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da Ypê

Medida atinge produtos fabricados antes de março e abril de 2026 e está relacionada a irregularidades identificadas durante inspeção sanitária na unidade industrial da empresa

Luma Silveirapor Luma Silveira em
Ype
Lotes específicos de produtos da Ypê seguem com comercialização e uso suspensos por determinação da Anvisa após inspeção sanitária na unidade fabricante | Foto: Joédson Alves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a suspensão da comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de produtos da Ypê. A medida, publicada nesta segunda-feira (15), envolve itens das linhas de desinfetantes, detergentes lava-louças e lava-roupas líquidos.

Segundo a agência, a restrição permanece para produtos fabricados antes de datas específicas definidas após a análise de documentos e testes apresentados pela fabricante. A decisão ocorre após uma fiscalização realizada na unidade da empresa em Amparo (SP), onde foram identificadas irregularidades relacionadas aos processos de produção.

A determinação alcança lotes específicos identificados pelo final “1” na numeração de fabricação.

No caso dos desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê, a suspensão vale para os produtos fabricados antes de 1º de março de 2026. A mesma regra se aplica a diversas versões dos detergentes lava-louças da marca.

Já para os lava-roupas líquidos das linhas Tixan Ypê e Ypê, incluindo versões antibacterianas, de coco, baunilha e premium, a restrição permanece para lotes produzidos antes de 1º de abril de 2026.

Leia mais: Participação de idosos no mercado de trabalho atinge recorde em Goiás

Testes liberaram parte da produção

A Anvisa informou que análises posteriores indicaram conformidade em produtos fabricados após essas datas. Por isso, a suspensão foi limitada aos lotes mais antigos.

Segundo a agência, os resultados apresentados pela empresa demonstraram condições adequadas de qualidade nos itens produzidos depois dos períodos considerados críticos pela fiscalização.

Entenda o caso

A investigação teve início após uma inspeção sanitária identificar dezenas de não conformidades nos processos de fabricação da empresa. Entre as preocupações apontadas pelos fiscais estava a possibilidade de contaminação microbiológica em determinados produtos.

O episódio ganhou repercussão porque, meses antes, a fabricante já havia comunicado um caso envolvendo a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em itens da linha de lava-roupas.

Embora seja comum no ambiente e geralmente não represente riscos para pessoas saudáveis, a bactéria pode causar infecções em indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como idosos, transplantados e pacientes em tratamento de doenças graves.

A Anvisa informou que a medida tem caráter preventivo e que os produtos já distribuídos continuarão sendo acompanhados dentro das ações de monitoramento sanitário acordadas com a empresa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Concurso Público

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Os salários chegam a R$ 3.847,97, e as inscrições serão feitas pela internet entre 20 de setembr...
Educação

Aumento das vagas

Déficit na educação básica de Goiânia leva SME a assinar TAC com MP

Aditivo ao TAC entre Prefeitura e MP-GO estabelece metas para ampliar a educação infantil, conclui...
STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

FIQUE ATENTO

STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

Supremo decidiu que prefeituras não podem aumentar a alíquota do imposto apenas porque um imóvel ...
Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

ataque

Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

Vitória Valle de Oliveira Pinha, de 36 anos, sofreu graves ferimentos no pescoço e chegou a passar...
Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

O GOIANO SÓ TEM UM SONHO...

Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

Massa de ar frio avança pelo país nos próximos dias e pode alcançar o sul goiano, mas queda de t...
Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

“Ilusão Digital”

Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

Investigação aponta uso de inteligência artificial para falsificar depoimentos de artistas e jorn...
Empresário

Justiça

Empresário suspeito de agredir mulher em situação de rua é solto pela Justiça em Goiás

Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares
Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

CBMDF

Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

Duas mulheres e uma criança foram socorridas conscientes e levadas a um hospital após acidente na ...