terça-feira, 15 de setembro de 2026
Eleições 2026

Federação PRD/Solidariedade cobra diálogo de Mendanha na construção de projeto ao Senado 

Anúncio do ex-prefeito de Aparecida gerou desconforto entre lideranças do PRD e Solidariedade nos bastidores, que alegam não ter participado da construção do projeto

Thiago Borgespor em
Federação PRD/Solidariedade cobra diálogo de Mendanha na construção de projeto ao Senado 
Projeto do ex-prefeito é tratado como legítimo, porém falta de diálogo gerou incômodo | Foto: Divulgação

A decisão do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PRD), de se colocar como pré-candidato ao Senado Federal repercutiu internamente na Federação PRD/Solidariedade. Embora o projeto à Casa Alta seja tratado como legítimo pelos membros da federação, a falta de diálogo alegada pelos integrantes da aliança causou mal-estar.

A reportagem do O HOJE conversou com membros da federação que afirmaram que, até o momento, não houve um diálogo claro de Mendanha com os demais pré-candidatos das duas legendas sobre o projeto ao Senado. “Ele não conversou com os deputados estaduais da federação e hoje nós temos a maior bancada da Alego. Nós ficamos sabendo pela imprensa. É uma candidatura que ainda precisa ser maturada pelas duas legendas”, afirma um membro da federação.

A ausência desse diálogo prévio teria provocado certo desconforto entre as lideranças dos partidos, que esperavam participar da construção de um projeto da federação para a chapa majoritária. O desconforto, no entanto, não significa um racha na aliança entre os partidos.

“Dos oito deputados estaduais da federação, sete disputam a reeleição e um disputa uma vaga para deputado federal. A maioria não foi ouvida”, frisa um integrante da federação. “Isso não quer dizer que ninguém vai apoiar o Mendanha, mas fica um mal-estar.”

Além disso, o questionamento interno também envolve a viabilidade eleitoral da disputa, visto que o cenário para o Senado dentro do grupo governista já está congestionado.

Em meio aos cálculos eleitorais, também pesa para os pré-candidatos da federação a expectativa de receber o apoio de um projeto consolidado ao Senado, que pode render votos nas urnas em outubro. “O que falta é mais clareza no projeto do Mendanha. Ninguém quer deixar de apoiar uma candidatura viável [ao Senado] para apoiar uma candidatura que hoje não é viável.”

No último fim de semana, Mendanha viu seus concorrentes da base ganharem protagonismo no evento do grupo palaciano, o “Pra Frente, Goiás”, em Uruaçu. Na ocasião, a primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil), o deputado federal Zacharias Calil (MDB) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) receberam um afago do ex-governador e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD).

O pessedista afirmou que desejava que a disputa pelo Senado tivesse três vagas, para que houvesse espaço para os três presentes. O ex-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy (PP), também pré-candidato, não participou do evento, assim como Mendanha.

Federação fica na base

Apesar da concorrência interna, uma composição da federação fora da base está descartada. O entendimento é que o projeto do ex-prefeito só acontecerá com aval da federação caso esteja na órbita do grupo palaciano. A possibilidade de afastamento da base liderada pelo governador Daniel Vilela (MDB) não é uma realidade na federação.

Mendanha chegou ao PRD no fim da janela partidária, em abril, para chefiar a federação após o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, deixar o comando da aliança para retornar ao União Brasil e presidir o ex-partido de Caiado.

Porém, o congestionamento da base na corrida pelo Senado levou a rumores de que a federação poderia buscar espaço em uma chapa majoritária ao governo do Estado que não fosse a de Daniel, hipótese hoje rechaçada na federação.

A leitura predominante dentro das legendas é de que o projeto governista permanece consolidado e que tanto o PRD quanto o Solidariedade continuarão a integrar o arco de sustentação do projeto emedebista que visa reconduzir Vilela ao Palácio das Esmeraldas. O entendimento é que a aliança PRD/Solidariedade possui posição definida em relação à sucessão estadual e a discussão sobre o Senado ocorre dentro da própria base governista.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Lula e Leandro Grass

Campanha

Lula fará ato de campanha com Leandro Grass em Ceilândia na quarta-feira

Candidato do PT ao GDF terá apoio do presidente em evento marcado para as 19h
Candidatos ao Governo de Goiás

Eleições 2026

Candidatos definem foco para os últimos 19 dias de campanha em Goiás

Daniel concentra agenda na Região Metropolitana; Marconi tenta completar visitas aos 246 município...
Izaura Lemos

entrevista

Izaura Lemos defende mudanças no combate ao feminicídio e no Judiciário

Candidata do PSB ao Senado por Goiás apresentou propostas para segurança das mulheres, habitação...
“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

POLÍTICA

“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

Candidato iniciou agenda na Rodoviária do Plano Piloto, percorreu o comércio do Sudoeste e voltou ...
Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

eleições 2026

Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

Ex-primeira-dama afirma que decisão sobre visitas a Bolsonaro não atende ao pedido feito pela defe...
Daniel Vilela

SABATINA

Daniel Vilela promete manter passagem de ônibus a R$ 4,30 em Goiás

Candidato ao governo de Goiás também falou sobre saúde, segurança, economia e agronegócio duran...
Haddad

Caso Master

Haddad defende fim de sigilos no caso Master: “Quem tiver que pagar, pague”

Candidato do PT ao governo de São Paulo afirmou que investigações devem ser abertas independentem...
BRB

BRB

BRB afasta cinco funcionários por suspeita de envolvimento no caso Banco Master

Ex-diretores e superintendentes foram afastados cautelarmente há cerca de três semanas; medida foi...