quarta-feira, 7 de outubro de 2026
SSP-DF

SSP-DF lança guia para orientar cobertura jornalística de casos de feminicídio

Publicação busca incentivar abordagens mais humanizadas e evitar a revitimização de familiares e vítimas de violência de gênero

Eduardo Silvapor em
SSP-DF lança guia para orientar cobertura jornalística de casos de feminicídio
Foto: Victor Silva/O Hoje

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apresentou nesta quarta-feira (24), um guia voltado à cobertura jornalística de casos de feminicídio. A iniciativa, desenvolvida em parceria com instituições do sistema de Justiça, pretende oferecer subsídios para que profissionais da comunicação abordem o tema de forma responsável, priorizando os direitos humanos e o respeito às vítimas e seus familiares.

Intitulada “Guia de Comunicação sobre Feminicídios no Distrito Federal”, a publicação foi lançada durante o evento “Comunicação que Protege”, realizado no Espaço Cultural Renato Russo. O material foi elaborado em conjunto com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

Leia também: 

 

 

A cartilha reúne orientações destinadas a jornalistas e estudantes de comunicação, abordando práticas que evitem a espetacularização dos crimes e a reprodução de narrativas que possam relativizar ou justificar a conduta dos agressores. O documento também destaca a importância de preservar a dignidade das vítimas e reduzir situações que possam gerar sofrimento adicional às famílias envolvidas.

Para Gabriela Gonzales, Promotora de Justiça Adjunta do MPDFT, a mídia tem um papel importante para o enfrentamento da violência doméstica. “As notícias podem proteger ou desamparar as vítimas, o feminicídio não é um problema doméstico, o feminicídio é um problema de todos nós”.

Além de orientar sobre a forma de noticiar os casos, o guia reforça o papel social da mídia na prevenção da violência contra a mulher e na divulgação de informações sobre os mecanismos de proteção previstos na legislação brasileira.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Feminicídio SSP-DF violência doméstica

Veja também

Thialu busca unanimidade e projeta eleição da Câmara de Goiânia nesta semana

Legislativo Goianiense

Thialu busca unanimidade e projeta eleição da Câmara de Goiânia nesta semana

Vereador afirmou já contabilizar 25 votos na disputa pela presidência do Legislativo em Goiânia e...
Flávio Bolsonaro se reúne com lideranças de Mato Grosso para ampliar apoio no segundo turno

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro se reúne com lideranças de Mato Grosso para ampliar apoio no segundo turno

Ao lado de Mauro Mendes, Flávio Bolsonaro discute alianças para segundo turno
Celina Leão prevê R$ 50 milhões para mais de 3 mil cirurgias no DF

SAÚDE | GDF

Celina Leão prevê R$ 50 milhões para mais de 3 mil cirurgias no DF

Governadora se reuniu com representantes da rede privada para ampliar a oferta de procedimentos e re...
Lula reúne governadores do Nordeste para definir estratégias no segundo turno

Eleições 2026

Lula reúne governadores do Nordeste para definir estratégias no segundo turno

Lula discute campanha do segundo turno com governadores do Nordeste
Flávio Bolsonaro

Segundo turno

Em Goiânia, Flávio Bolsonaro defende mudança na Constituição para “redemocratizar” o país

Candidato do PL abriu segundo turno, na capital, ao lado de Caiado, Daniel e do governador de São P...
Ronaldo Caiado oficializa apoio a Flávio Bolsonaro em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Ronaldo Caiado oficializa apoio a Flávio Bolsonaro em Goiânia

Ex-governador de Goiás declarou apoio ao candidato do PL durante evento nesta terça-feira (6), que...
deputado estadual

nem ele votou nele

Candidato a deputado estadual em Goiás recebe zero voto: “Nem eu votei”

Raimundo Aguiar afirmou que desistiu da candidatura após pedido do partido e que não fez campanha ...
“Gay de Direita” anuncia apoio a Lula após receber 294 votos

"Adeus, bolsonarismo"

“Gay de Direita” anuncia apoio a Lula após receber 294 votos

João Pedro Satre apoiou Flávio Bolsonaro (PL) no 1º turno das eleições presidenciais