domingo, 16 de agosto de 2026
PEC

Câmara cria comissão para analisar redução da maioridade penal

Proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos será analisada por uma comissão especial antes de seguir para votação no plenário da Câmara dos Deputados

Micael Mourapor Micael Moura em
Câmara cria comissão para analisar redução da maioridade penal
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (6) a criação de uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em 10 de junho e agora seguirá para análise do novo colegiado antes de ser encaminhada ao plenário da Câmara.

Comissão terá 38 deputados titulares

A comissão especial será composta por 38 deputados titulares e outros 38 suplentes. O grupo será responsável por discutir o mérito da proposta antes da votação pelos parlamentares.

Pela legislação atual, são considerados inimputáveis os menores de 18 anos, ou seja, eles não podem ser responsabilizados criminalmente como adultos.

Outras três comissões também foram criadas

Além da comissão sobre a maioridade penal, Hugo Motta anunciou a criação de outros três colegiados especiais para analisar:

  • a preservação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco;
  • a possibilidade de contratação de menor aprendiz por prefeituras municipais;
  • o regime tributário para a cadeia de recicláveis.

Cada uma dessas comissões será formada por 20 deputados titulares e igual número de suplentes.

Leia mais:

Ao anunciar a medida nas redes sociais, o presidente da Câmara afirmou que o objetivo é avançar na discussão das propostas.

“Estamos avançando no debate destas pautas para entregar os melhores projetos ao país”, escreveu Hugo Motta.

Tema volta à pauta do Congresso

A redução da maioridade penal é defendida por parlamentares da oposição, que apontam a medida como uma forma de fortalecer o combate à criminalidade.

Por outro lado, partidos de esquerda são contrários à mudança e argumentam que a idade prevista na Constituição Federal de 1988 configura uma cláusula pétrea, não podendo ser alterada por meio de emenda constitucional.

Proposta já foi apresentada dezenas de vezes

A redução ou flexibilização da maioridade penal é um tema recorrente no Congresso Nacional. Desde 1988, ao menos 57 propostas legislativas sobre o assunto já foram apresentadas.

Neste ano, o tema chegou a integrar a tramitação da chamada PEC da Segurança Pública, mas acabou sendo retirado do texto aprovado pelos deputados. Em contrapartida, ficou acertado que a proposta seria analisada separadamente, o que ocorreu com a aprovação na CCJ e, agora, com a criação da comissão especial.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Eleições 2026

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente; modalidade permite votar fora do domicílio ...
debates

OPINIÃO

Falta de debate elege desconhecidos e quem sofre é a população

Lula e Flávio empatam no quesito falta do confronto de ideias presidenciais, o governador Daniel ev...
Gustavo Mendanha

ENTREVISTA

Mendanha quer ampliar base no interior de Goiás por atuação municipalista no Senado

Candidato do PRD diz que pretende aproximar o Senado dos municípios, destaca apoios no Entorno e no...
Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

eleições 2026

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

Candidato do PL promete fila única na saúde, descentralização administrativa e metas para os pri...
PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Recurso

PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Partido pede que o TSE homologue a desistência e encerre o processo sem analisar o mérito
daniel caiado

ELEIÇÕES 2026

Seis cidades, Caiado e 5 mil pessoas: Daniel aposta alto na largada

Governador percorre o Entorno do DF neste domingo ao lado de Ronaldo Caiado, em uma operação polí...
Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...