quarta-feira, 12 de agosto de 2026
ELEIÇÕES 2026

Delegado Waldir é alvo de ação eleitoral por suposto uso político do Detran-GO

Representação apresentada à Justiça Eleitoral questiona conduta atribuída ao candidato quando ele comandava o órgão estadual

Luma Silveirapor Luma Silveira em
Delegado Waldir é alvo de ação eleitoral por suposto uso político do Detran-GO
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebone/Agência Brasil

O candidato a deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) passou a ser alvo de uma ação na Justiça Eleitoral que questiona sua atuação à frente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A representação sustenta que o então presidente do órgão teria utilizado a estrutura pública para dar tratamento prioritário a processos ligados a pessoas de sua base política e pede que os fatos sejam investigados como possível abuso de poder político.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi apresentada pela candidata a deputada estadual Arianne Candido Medeiros Ungarelli. Entre os elementos citados está uma gravação atribuída a Waldir, feita durante o período em que ele comandava o Detran. Conforme descrito no processo, o conteúdo registra uma conversa com uma servidora sobre processos de credenciamento de instrutores autônomos e menciona um grupo de aproximadamente 7 mil pessoas associado à sua base de apoio.

A representação afirma que, durante o diálogo, Waldir teria perguntado à servidora se ela trabalhava para o deputado estadual Charles Bento ou para ele e, na sequência, orientado que determinados processos recebessem atenção. Para os autores da ação, a conduta pode caracterizar utilização da autoridade do cargo e da estrutura administrativa do Detran para favorecer pessoas relacionadas ao grupo político do então dirigente.

O processo ainda está em fase de apuração e a própria ação solicita que outros elementos sejam produzidos para esclarecer os fatos. Entre os pedidos apresentados estão a preservação do arquivo original da gravação, acesso aos respectivos metadados e o fornecimento de documentos e registros administrativos referentes aos processos de credenciamento mencionados. A intenção é verificar a autenticidade do material e estabelecer as circunstâncias em que os procedimentos foram conduzidos.

Waldir esteve à frente do Detran-GO de março de 2023 a abril de 2026. Após deixar a presidência, passou a atuar como assessor especial da Secretaria de Estado da Administração (Sead), cargo do qual foi exonerado em julho para disputar as eleições deste ano.

Caso a Justiça Eleitoral conclua pela existência de abuso de poder político, a ação pede a aplicação das sanções previstas na legislação, entre elas a cassação do registro ou do diploma e a declaração de inelegibilidade. A apresentação da AIJE, entretanto, não significa que as acusações tenham sido comprovadas. O processo ainda deverá passar pela análise da Justiça Eleitoral, que poderá determinar a produção de provas antes de decidir sobre a existência ou não de irregularidades.

Leia também:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Daniel, Wilder e Marconi

Eleições 2026

Aliados viram peças-chave na disputa pelo Governo de Goiás

Daniel Vilela aposta na força de Caiado, Wilder Morais busca projeção com nomes do PL e Marconi P...
goiás

OPINIÃO

Próximo governador de Goiás precisa lançar programa de incentivo

Novas regras tributárias impedem renúncia fiscal e a evolução exige substitutos à altura de pro...
Justiça do Rio suspende direitos políticos do ex-governador Garotinho

GAROTINHO

Justiça do Rio suspende direitos políticos do ex-governador Garotinho

Decisão determina comunicação ao TRE-RJ e ao TSE após encerramento dos recursos em processo que ...
Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral

Eleições 2026

Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral

Com todos os 41 parlamentares candidatos, presença de deputados no plenário da Assembleia despenca...
Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

eleições 2026

Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

Candidatos gravaram, ao lado do candidato a presidente, vídeos e pílulas eleitorais que serão uti...
Alego

Parlamento goiano

Alego aprova política de incentivo ao empreendedorismo para mães atípicas em Goiás

Proposta prevê capacitação gratuita, acesso facilitado a crédito e benefícios para negócios li...
“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

POLÍTICA

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

Presidenciável do PL criticou encontro entre Lula e Davi Alcolumbre na casa do ministro do STF e vo...
Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Flávio e Gaspar

Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Candidato à Presidência afirma manter confiança no companheiro de chapa, alvo de investigação s...