terça-feira, 8 de setembro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Delegado Waldir é alvo de ação eleitoral por suposto uso político do Detran-GO

Representação apresentada à Justiça Eleitoral questiona conduta atribuída ao candidato quando ele comandava o órgão estadual

Luma Silveirapor em
Delegado Waldir é alvo de ação eleitoral por suposto uso político do Detran-GO
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebone/Agência Brasil

O candidato a deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) passou a ser alvo de uma ação na Justiça Eleitoral que questiona sua atuação à frente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A representação sustenta que o então presidente do órgão teria utilizado a estrutura pública para dar tratamento prioritário a processos ligados a pessoas de sua base política e pede que os fatos sejam investigados como possível abuso de poder político.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi apresentada pela candidata a deputada estadual Arianne Candido Medeiros Ungarelli. Entre os elementos citados está uma gravação atribuída a Waldir, feita durante o período em que ele comandava o Detran. Conforme descrito no processo, o conteúdo registra uma conversa com uma servidora sobre processos de credenciamento de instrutores autônomos e menciona um grupo de aproximadamente 7 mil pessoas associado à sua base de apoio.

A representação afirma que, durante o diálogo, Waldir teria perguntado à servidora se ela trabalhava para o deputado estadual Charles Bento ou para ele e, na sequência, orientado que determinados processos recebessem atenção. Para os autores da ação, a conduta pode caracterizar utilização da autoridade do cargo e da estrutura administrativa do Detran para favorecer pessoas relacionadas ao grupo político do então dirigente.

O processo ainda está em fase de apuração e a própria ação solicita que outros elementos sejam produzidos para esclarecer os fatos. Entre os pedidos apresentados estão a preservação do arquivo original da gravação, acesso aos respectivos metadados e o fornecimento de documentos e registros administrativos referentes aos processos de credenciamento mencionados. A intenção é verificar a autenticidade do material e estabelecer as circunstâncias em que os procedimentos foram conduzidos.

Waldir esteve à frente do Detran-GO de março de 2023 a abril de 2026. Após deixar a presidência, passou a atuar como assessor especial da Secretaria de Estado da Administração (Sead), cargo do qual foi exonerado em julho para disputar as eleições deste ano.

Caso a Justiça Eleitoral conclua pela existência de abuso de poder político, a ação pede a aplicação das sanções previstas na legislação, entre elas a cassação do registro ou do diploma e a declaração de inelegibilidade. A apresentação da AIJE, entretanto, não significa que as acusações tenham sido comprovadas. O processo ainda deverá passar pela análise da Justiça Eleitoral, que poderá determinar a produção de provas antes de decidir sobre a existência ou não de irregularidades.

Leia também:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Cury

Augusto Cury defende debate sobre impeachment de ministros do STF

Candidato do Avante à Presidência também propôs reduzir de 11 para nove o número de integrantes...
Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

manifesto

Renan Santos pede prisão de Moraes e Toffoli em ato em São Paulo

Candidato à Presidência reuniu apoiadores no Obelisco do Ibirapuera e apresentou documento com cr�...
Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

7 de setembro

Desfile de 7 de Setembro em Brasília tem clima eleitoral e homenagens ao SUS

Apoiadores de Lula levaram pautas políticas às arquibancadas da Esplanada, enquanto Zé Gotinha e ...
Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Direita transforma ato de 7 de Setembro em palanque eleitoral em Goiânia

Manifestação na Praça Tamandaré teve críticas a Lula e Alexandre de Moraes, defesa de Flávio B...
Caiado afirma que quem blindou Vorcaro deve explicações ao país

patriotismo

Caiado critica Lula e diz que presidente não tem autoridade para falar em patriotismo

Candidato do PSD à Presidência participou do desfile de 7 de Setembro em Goiânia e voltou a defen...
lula

7 de Setembro

Lula defende soberania nacional em pronunciamento pelo 7 de Setembro

Presidente afirmou que Brasil não aceitará interferências externas e destacou riquezas naturais e...
“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

Vice na chapa de Wilder Morais afirma que candidatos sem a imagem do governador na campanha podem �...
Nikolas Ferreira

MENSAGENS VAZADAS

TRE-MG determina retirada de posts que dizem que Nikolas Ferreira chamou Vorcaro de “lindão”

Decisão judicial envolve publicações do ICL Notícias sobre um áudio de Nikolas Ferreira e o ban...