quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Tragédia

Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento

Promotora do Amazonas morre durante viagem para congresso na Bahia

Otavio Augustopor em
Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento
Montagem CNN (Reprodução @mp.mulheres.br/Reprodução)

A promotora de Justiça do Amazonas Marlinda Maria Dutra de Oliveira, de 58 anos, morreu após se afogar em Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, na tarde desta quarta-feira (19).

Marlinda estava em Salvador para participar do 3º Congresso CONAMP Mulher, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. O evento reúne integrantes do Ministério Público de diferentes estados e é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), em parceria com a Associação do Ministério Público da Bahia (AMPEB).

Segundo informações divulgadas pelas autoridades, a promotora estava na praia acompanhada de uma amiga, Terezinha de Jesus Duarte Cadais Semen. As duas entraram no mar e se afogaram.

Amiga foi resgatada e levada para hospital

Equipes de salvamento foram acionadas após o afogamento. Terezinha foi retirada da água com vida e recebeu os primeiros atendimentos ainda na faixa de areia.

Na sequência, a mulher foi transportada de helicóptero pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) até o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Marlinda também foi retirada da água pelas equipes de resgate. No entanto, ela não resistiu. As autoridades informaram que a promotora apresentava escoriações. As circunstâncias e a causa exata da morte ainda são apuradas.

Militares do Corpo de Bombeiros, policiais da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e agentes da Guarda Municipal participaram da ocorrência e prestaram apoio durante o resgate.

Promotora estava na Bahia para congresso

Marlinda viajou para Salvador para participar do congresso voltado à atuação de mulheres integrantes do Ministério Público. A programação reúne representantes da categoria entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21).

Segundo as informações divulgadas sobre o caso, os maridos das duas mulheres também estavam na viagem. Eles teriam deixado as companheiras na praia enquanto realizavam outra atividade.

Promotora

Após o afogamento, as equipes de emergência foram acionadas para realizar o resgate. Terezinha recebeu atendimento e foi encaminhada para uma unidade hospitalar. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.

Corpo será levado para Manaus

O Ministério Público do Amazonas divulgou uma nota de pesar pela morte da promotora. A instituição destacou a trajetória profissional de Marlinda e sua atuação no Ministério Público.

 

 

O Ministério Público da Bahia e representantes de outras unidades estaduais também manifestaram solidariedade aos familiares e colegas.

O corpo de Marlinda está sendo levado para Manaus, onde será realizado o velório. As autoridades continuam apurando as circunstâncias do afogamento ocorrido em Praia do Forte.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Afogamento Amazonas Bahia CONAMP Mulher Marlinda Maria Dutra de Oliveira Ministério Público Praia do Forte promotora de Justiça resgate Salvador

Veja também