sexta-feira, 2 de outubro de 2026
Tragédia

Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento

Promotora do Amazonas morre durante viagem para congresso na Bahia

Otavio Augustopor em
Promotora viaja para congresso em Salvador e morre após afogamento
Montagem CNN (Reprodução @mp.mulheres.br/Reprodução)

A promotora de Justiça do Amazonas Marlinda Maria Dutra de Oliveira, de 58 anos, morreu após se afogar em Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, na tarde desta quarta-feira (19).

Marlinda estava em Salvador para participar do 3º Congresso CONAMP Mulher, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. O evento reúne integrantes do Ministério Público de diferentes estados e é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), em parceria com a Associação do Ministério Público da Bahia (AMPEB).

Segundo informações divulgadas pelas autoridades, a promotora estava na praia acompanhada de uma amiga, Terezinha de Jesus Duarte Cadais Semen. As duas entraram no mar e se afogaram.

Amiga foi resgatada e levada para hospital

Equipes de salvamento foram acionadas após o afogamento. Terezinha foi retirada da água com vida e recebeu os primeiros atendimentos ainda na faixa de areia.

Na sequência, a mulher foi transportada de helicóptero pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) até o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Marlinda também foi retirada da água pelas equipes de resgate. No entanto, ela não resistiu. As autoridades informaram que a promotora apresentava escoriações. As circunstâncias e a causa exata da morte ainda são apuradas.

Militares do Corpo de Bombeiros, policiais da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e agentes da Guarda Municipal participaram da ocorrência e prestaram apoio durante o resgate.

Promotora estava na Bahia para congresso

Marlinda viajou para Salvador para participar do congresso voltado à atuação de mulheres integrantes do Ministério Público. A programação reúne representantes da categoria entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21).

Segundo as informações divulgadas sobre o caso, os maridos das duas mulheres também estavam na viagem. Eles teriam deixado as companheiras na praia enquanto realizavam outra atividade.

Promotora

Após o afogamento, as equipes de emergência foram acionadas para realizar o resgate. Terezinha recebeu atendimento e foi encaminhada para uma unidade hospitalar. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.

Corpo será levado para Manaus

O Ministério Público do Amazonas divulgou uma nota de pesar pela morte da promotora. A instituição destacou a trajetória profissional de Marlinda e sua atuação no Ministério Público.

 

 

O Ministério Público da Bahia e representantes de outras unidades estaduais também manifestaram solidariedade aos familiares e colegas.

O corpo de Marlinda está sendo levado para Manaus, onde será realizado o velório. As autoridades continuam apurando as circunstâncias do afogamento ocorrido em Praia do Forte.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Afogamento Amazonas Bahia CONAMP Mulher Marlinda Maria Dutra de Oliveira Ministério Público Praia do Forte promotora de Justiça resgate Salvador

Veja também

Porteiro pode fazer ronda no condomínio? Nova regra acende alerta para síndicos

ROTINA DE TRABALHO

Porteiro pode fazer ronda no condomínio? Nova regra acende alerta para síndicos

Controlar entrada, acompanhar câmeras e comunicar situações suspeitas continuam entre as atividad...
Frente fria coloca 153 cidades de Goiás sob risco de tempestades

SE PREPARE!

Frente fria coloca 153 cidades de Goiás sob risco de tempestades

Previsão indica pancadas de chuva, raios, granizo e rajadas de vento de até 70 km/h entre esta sex...
Operação desarticula garimpo clandestino de ouro no Rio Paranã, em Cavalcante (GO)

Extração de ouro

Operação desarticula garimpo clandestino de ouro no Rio Paranã, em Cavalcante (GO)

Ação conjunta entre Polícia Civil e PMGO inutilizou balsas e acampamento usados na extração irr...
Chuva de 92 milímetros provoca alagamentos em vários pontos de Jataí (GO)

Jataí

Chuva de 92 milímetros provoca alagamentos em vários pontos de Jataí (GO)

Temporal começou no início da noite desta quinta-feira (1º/10) e elevou rapidamente o nível da �...
Bombeiros resgatam idoso em carro ilhado durante alagamentos em Jataí (GO)

resgate

Bombeiros resgatam idoso em carro ilhado durante alagamentos em Jataí (GO)

Fortes chuvas provocaram três ocorrências na noite desta quinta-feira (1º/10), incluindo danos em...
Sindicatos cobram a Prefeitura de Goiânia prioridade à saúde diante de repasse de R$ 6 mi a clubes de futebol

Impasse na saúde da capital

Sindicatos cobram a Prefeitura de Goiânia prioridade à saúde diante de repasse de R$ 6 mi a clubes de futebol

Simego e Sindsaúde questionam prioridades do município enquanto problemas em unidades de urgência...
Anvisa proíbe venda de desodorantes e manda retirar produtos de supermercados e farmácias

EMPRESAS UTILIZOU OUTROS DADOS

Anvisa proíbe venda de desodorantes e manda retirar produtos de supermercados e farmácias

Medida atinge exclusivamente os lotes 614323 e 614326; empresa citada nas embalagens informou que n�...
Caminhão pega fogo após colisão na BR-060, entre Rio Verde e Jataí (GO)

incêndio

Caminhão pega fogo após colisão na BR-060, entre Rio Verde e Jataí (GO)

Carreta-tanque bateu na traseira do veículo, que ficou destruído pelas chamas; motorista teve falt...