segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Caso Master

Haddad defende fim de sigilos no caso Master: “Quem tiver que pagar, pague”

Candidato do PT ao governo de São Paulo afirmou que investigações devem ser abertas independentemente do partido político dos envolvidos

Nayane Gamapor em
Haddad
Foto: Washington Costa/MF

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu nesta segunda-feira (14) o levantamento de todos os sigilos relacionados às investigações do caso Banco Master. Durante entrevista ao vivo ao SP1, da TV Globo, o petista afirmou que eventuais responsáveis por irregularidades devem responder pelos atos, “independentemente de partido político”.

“Abre tudo. Quem tiver que responder, responda. Quem tiver que pagar por alguma coisa, pague, independentemente de partido político”, declarou Haddad.

A fala ocorreu após o candidato ser questionado sobre o possível envolvimento do senador Jaques Wagner (PT-BA) no caso. Haddad, no entanto, não citou o nome do parlamentar ao responder.

Segundo o petista, a questão ética deve estar acima de disputas partidárias e ideológicas. “A questão ética tem que preceder tudo. Ideologia, política, antes de tudo, é a ética na política. Errou? Se defende. Não conseguiu se defender? Paga”, afirmou.

Haddad cita proximidade das eleições

Haddad também disse defender o fim dos sigilos das investigações há várias semanas. Para o candidato, a proximidade das eleições reforça a necessidade de transparência sobre o andamento do caso.

“Nós estamos às vésperas de uma eleição geral no Brasil. A Justiça não pode sonegar a informação do cidadão”, declarou.

O caso Banco Master envolve investigações sobre possíveis irregularidades relacionadas à instituição financeira e a seus negócios. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou nesta segunda-feira o levantamento do sigilo de uma ação que detalha a rede de pagamentos não declarados atribuída ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e ao Banco Master.

Haddad nega contato com Daniel Vorcaro

Ao comentar o caso, Haddad afirmou que nunca teve contato com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. De acordo com o candidato, sua equipe havia feito alertas prévios sobre o banqueiro.

“Eu nunca recebi o Daniel Vorcaro na minha vida, nunca estive com ele no mesmo ambiente, nunca recebi uma mensagem, nenhum telefonema dele, nunca o procurei, porque a minha equipe já havia alertado que o Daniel Vorcaro era um problema, problema grave”, afirmou.

Haddad classificou o episódio como “a maior fraude bancária do país” e mencionou o valor de R$ 60 bilhões. O candidato também afirmou que Vorcaro teria financiado campanhas de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, Haddad relacionou a trajetória de Vorcaro no sistema financeiro à gestão de Roberto Campos Neto no Banco Central, durante o governo Bolsonaro.

“Nasceu no Banco Central do Roberto Campos, indicado pelo Jair Bolsonaro, o banqueiro Daniel Vorcaro, e ele foi liquidado e preso na nossa gestão”, disse.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
banco Master Haddad Investigacao Vorcaro

Veja também

Izaura Lemos

entrevista

Izaura Lemos defende mudanças no combate ao feminicídio e no Judiciário

Candidata do PSB ao Senado por Goiás apresentou propostas para segurança das mulheres, habitação...
“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

POLÍTICA

“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

Candidato iniciou agenda na Rodoviária do Plano Piloto, percorreu o comércio do Sudoeste e voltou ...
Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

eleições 2026

Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

Ex-primeira-dama afirma que decisão sobre visitas a Bolsonaro não atende ao pedido feito pela defe...
Daniel Vilela

SABATINA

Daniel Vilela promete manter passagem de ônibus a R$ 4,30 em Goiás

Candidato ao governo de Goiás também falou sobre saúde, segurança, economia e agronegócio duran...
BRB

BRB

BRB afasta cinco funcionários por suspeita de envolvimento no caso Banco Master

Ex-diretores e superintendentes foram afastados cautelarmente há cerca de três semanas; medida foi...
Marconi Perillo

Tucano

Marconi promete retomar 2% do orçamento para UEG e investir em inteligência artificial

Em sabatina da ADUEG, candidato ao Governo de Goiás critica fechamento de unidades e redução de r...
Dino autoriza e aliado de Mendonça é alvo de operação da PF

Operação Transparência

Dino autoriza e aliado de Mendonça é alvo de operação da PF

Deputado investigado foi um dos articuladores da reunião entre Mendonça e Daniel Vorcaro em março...
Gracinha Caiado

ELEIÇÕES 2026 | SABATINA

Gracinha Caiado defende mandato de 15 anos para ministros do STF

Candidata ao Senado por Goiás participou de entrevista no Bom Dia Goiás e apresentou propostas par...