Mendonça x Moraes

Moraes acusa Mendonça de tentar incluí-lo em delações, e ministro rebate: “Mentira”

Em sessão do STF, Moraes afirmou ter provas e testemunhas sobre suposta tentativa de interferência em colaborações premiadas; Mendonça negou a acusação

Eduardo Silvapor em
Moraes acusa Mendonça de tentar incluí-lo em delações, e ministro rebate: “Mentira”
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou nesta terça-feira (15) André Mendonça de ter tentado influenciar acordos de colaboração premiada para incluir seu nome entre os delatados. Segundo Moraes, há provas e testemunhas que poderiam confirmar a suposta atuação do colega. A declaração ocorreu durante a sessão da Corte. Mendonça reagiu imediatamente e classificou a acusação como “mentira”.

Durante o embate, Moraes questionou quem teria “medo da Polícia Federal” e afirmou que não seria possível concluir o julgamento naquele momento sem analisar também uma questão prevista para a terça-feira. Em seguida, o ministro disse que Mendonça teria acionado a PF e exigido que um integrante da Corte fosse incluído em uma colaboração premiada. Moraes afirmou ainda que pretende indicar advogados como testemunhas para relatar o que teria ocorrido em uma reunião.

Leia também:

 

 

Mendonça interrompeu a fala e negou categoricamente a acusação feita pelo colega. “Mentira, isso é mentira”, afirmou o ministro, acrescentando que as testemunhas eventualmente apresentadas poderiam faltar com a verdade. Moraes, então, reiterou que não seria possível avançar no julgamento sem a análise do outro ponto mencionado durante a sessão.

Na sequência, Moraes afirmou que Mendonça teria pedido que seu nome fosse incluído nas delações por supostamente atuar em favor de um grupo político que, segundo ele, teria tentado promover um golpe de Estado no país. Mendonça evitou responder naquele momento e declarou que se manifestaria quando chegasse sua vez de falar. O confronto expôs a tensão entre os dois ministros durante a sessão do STF.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes André Mendonça Julgamento STF

Veja também

Quaest

ELEIÇÕES 2026

Quaest mostra Lula com 46% e Flávio Bolsonaro com 45%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bol...
Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Datafolha mostra Lula com 45% dos votos válidos e Flávio Bolsonaro com 42%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro na d...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Quaest mostra Celina Leão com 53% das intenções de votos válidos no DF

Levantamento divulgado na véspera do 1º turno mostra Celina Leão à frente, com 53% dos votos vá...
Ciro Nogueira

CASO BANCO MASTER

Ciro Nogueira e Vorcaro aparecem juntos nos Alpes franceses

Fotos e vídeos obtidos pela PF mostram Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro em viagem aos Alpes franceses...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão participa de motociata na reta final da campanha pelo GDF

Candidata à reeleição participou do ato na Granja do Torto ao lado de aliados e falou sobre pesqu...
Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

Candidato ao governo de Goiás esteve em Anápolis, Goiânia e Catalão na última sexta-feira e enc...
Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

RETA FINAL DE CAMPANHA

Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

Governador participou de caminhada com Ronaldo Caiado na capital e segue para Jataí, onde fará o �...
Wilder Morais

RETA FINAL

Wilder Morais encerra campanha com carreatas em Goiás

Candidato do PL começou o último dia de campanha com carreata em Rio Verde e ainda terá atos em A...