terça-feira, 20 de outubro de 2026
IGREJA X POLÍTICA

Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa cristianismo

Durante retorno a Roma após viagem à França, pontífice também falou sobre a situação da Igreja na Alemanha, guerras, inteligência artificial e participação política

Thais Munizpor em
papa
Extrema-direita não é 'expressão autêntica' do catolicismo, afirma Papa Leão XIV - reprodução

O papa Leão XIV afirmou nesta segunda-feira (28) que manifestações que associam posições de extrema direita a determinadas correntes religiosas não representam uma expressão autêntica do cristianismo. A declaração foi feita durante o voo de retorno a Roma, após uma visita de quatro dias à França, em resposta a uma pergunta sobre o crescimento de partidos extremistas na Alemanha.

O pontífice afirmou que é necessário analisar se existe relação entre o avanço desses grupos e uma determinada forma de religiosidade. Leão XIV também citou manifestações de líderes católicos e protestantes alemães contrárias a essa associação.

“Isso não constitui uma expressão autêntica do cristianismo”, afirmou o papa, ao mencionar posicionamentos já apresentados pelas lideranças religiosas da Alemanha.

Na sequência, Leão XIV citou os valores do Evangelho como referência para a atuação da Igreja diante do extremismo. Segundo o pontífice, a mensagem cristã não estaria relacionada ao ódio ou à divisão.

“Voltamos aos valores do Evangelho, que não são sobre ódio e divisão, mas sobre compreensão, compaixão e acompanhamento”, declarou.

Leia também:

 

 

Papa fala sobre cenário político na Alemanha

A pergunta dos jornalistas também tratou da redução do número de fiéis na Alemanha e do crescimento de partidos de extrema direita no país. Leão XIV afirmou que ainda não possui uma data definida para uma visita à Alemanha, mas disse esperar conhecer o país durante o pontificado.

O papa afirmou que a redução do número de católicos não significa necessariamente o desaparecimento da fé cristã. Como exemplo, citou a própria França, onde esteve entre os dias 25 e 28 de setembro.

“Se redescobrirmos um autêntico espírito missionário e a maneira correta de agir, haverá também muitas pessoas na Alemanha ansiosas para viver e celebrar sua fé cristã e católica”, afirmou.

A Alemanha tem registrado mudanças importantes no cenário político. Na eleição parlamentar de fevereiro de 2025, a AfD (Alternativa para a Alemanha) recebeu 20,8% dos votos de segunda ordem e elegeu 152 deputados para o Bundestag, segundo o resultado oficial divulgado pela autoridade eleitoral alemã. Em 2021, a legenda havia obtido 10,4% dos votos.

A própria Conferência Episcopal Alemã declarou, em 2024, que o nacionalismo étnico seria incompatível com o cristianismo. Na ocasião, os bispos também fizeram referência direta à AfD e afirmaram que posições extremistas não deveriam ser utilizadas como espaço de atuação política por cristãos.

Leão XIV não citou um partido específico em sua resposta aos jornalistas. A manifestação foi direcionada à associação entre posições de extrema direita e determinada interpretação religiosa.

Guerra, inteligência artificial e participação política

Durante a mesma entrevista, o papa também abordou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Leão XIV voltou a defender negociações e afirmou que a Igreja deve incentivar os dois países a buscar uma solução por meio do diálogo.

“Não podemos obrigar ninguém; às vezes parece que isso pode ser inútil, mas vamos continuar falando, vamos continuar convidando, vamos continuar anunciando o Evangelho”, afirmou.

O pontífice também criticou o aumento dos gastos militares e voltou a se posicionar contra o uso de armas como resposta aos conflitos. Para Leão XIV, recursos destinados à indústria militar poderiam ser empregados em áreas como saúde, educação, habitação e combate à fome.

Outro tema abordado foi a inteligência artificial. O papa afirmou que não está em pânico diante dos possíveis riscos da tecnologia, mas considerou que os alertas feitos por especialistas precisam ser levados a sério.

“Não podemos ficar de braços cruzados fingindo que nada está prestes a acontecer”, declarou, ao defender discussões envolvendo governos, empresas do setor e organizações da sociedade.

Leão XIV também falou sobre a relação entre religião e política durante a passagem pela França. Ao ser questionado sobre críticas feitas à legislação francesa relacionada ao fim da vida, afirmou que a Igreja não estaria entrando na política ao defender princípios ligados à sua doutrina social.

O pontífice explicou que a atuação religiosa em temas sociais faz parte da missão da Igreja. “Quando a Igreja fala sobre a defesa da vida ou sobre questões da Doutrina Social, não está entrando na política; está aplicando o Evangelho à vida das pessoas”, disse.

A viagem à França terminou em Metz, cidade localizada próxima às fronteiras com Alemanha e Luxemburgo. Durante a passagem pela região, Leão XIV defendeu a unidade europeia, o diálogo entre países e a cooperação internacional.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
cristianismo criticas extrema direita Guerra Mundo papa leão XIV

Veja também

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Relações internacionais

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Por que Trump quer mudar o nome do Novo México para “Nova América”?
el niño

fenômeno

El Niño pode atingir intensidade histórica, mas agências divergem sobre recorde

Diferenças nos métodos de medição explicam por que serviços meteorológicos do Reino Unido e do...
França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

MEDIDAS DE CONTROLE

França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

Primeiro-ministro solicitou restrições parciais a prefeitos, mas não informou quais cidades foram...
Padre morre no Equador após cruz desabar durante missa; veja vídeo

Acidente

Padre morre no Equador após cruz desabar durante missa; veja vídeo

Acidente ocorreu no último sábado (16), na paróquia Perpétuo Socorro, em Guayaquil. Estrutura de...
Japão

Alarme falso

Japão emite alerta falso de terremoto de magnitude 9,9

Falha na Agência Meteorológica acionou alarmes em milhões de celulares e interrompeu temporariame...
Donald Trump

Estados Unidos

Trump recua e suspende sanções econômicas contra a Rússia

Medida interrompe tarifas que poderiam chegar a 100% sobre produtos de países que compram petróleo...
Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Guerra continua

Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Putin defende novos ataques contra instalações de defesa e logística ucranianas
Família de brasileiro morto na Turquia faz campanha para trazer corpo ao país

campanha de arrecadação

Família de brasileiro morto na Turquia faz campanha para trazer corpo ao país

Lucas Nascimento de Medeiros, de 33 anos, estava detido em um centro migratório e aguardava deporta...