ELEIÇÕES 2026

“A democracia é isso: um ganha, outro perde”, diz Wilder após derrota ao Governo de Goiás

Candidato do PL reconheceu a vitória de Daniel Vilela, criticou pesquisas eleitorais e afirmou que seu grupo sai fortalecido da disputa

Micael Mourapor em
Wilder
Foto: Brunno Zotto

O candidato ao Governo de Goiás Wilder Morais (PL) se pronunciou na noite deste domingo (4) após a confirmação da vitória de Daniel Vilela (MDB) na disputa pelo governo estadual. Ao comentar o resultado, Wilder afirmou que respeita a decisão das urnas e reconheceu a vitória do adversário.

“A democracia é isso. Um ganha, o outro perde. E ele ganhou.”

Na apuração apresentada, Daniel Vilela aparece com 59,05% dos votos, enquanto Wilder Morais soma 22,08%.

Wilder afirmou que recebeu o resultado com tranquilidade e destacou o trabalho realizado durante a campanha. Segundo ele, foram mais de 40 dias percorrendo diferentes regiões de Goiás e apresentando propostas para o estado.

O candidato também voltou a criticar as pesquisas eleitorais divulgadas durante a campanha. Wilder afirmou que os levantamentos não refletiram, segundo sua avaliação, o resultado das urnas e disse que pretende trabalhar sobre o tema.

“A questão das pesquisas tem demonstrado um trabalho que nós vamos fazer com certeza. […] A pesquisa acaba atrapalhando e atrapalha muito nesses casos quando tem a máquina pública.”

Críticas às pesquisas

Wilder relembrou que, segundo ele, pesquisas divulgadas durante a campanha chegaram a colocá-lo em posições diferentes daquelas observadas no resultado das urnas.

“Até poucos dias atrás, em nenhum momento nós estávamos na frente. Nós sempre tivemos atrás. E termina isso aí: como é que as pesquisas explicam isso depois?”

O candidato afirmou ainda que gostaria de ter visto menos pesquisas durante a campanha e atribuiu parte do resultado à influência que, segundo ele, os levantamentos podem exercer sobre o eleitorado.

“Eu teria tirado as pesquisas que foram feitas o tempo inteiro. Se não tivesse essas pesquisas, com certeza nós não teríamos esse resultado.”

Grupo político

Apesar da derrota na disputa pelo governo, Wilder afirmou que considera o grupo político fortalecido após a eleição. Ele citou a votação obtida na disputa pelo governo e mencionou também o desempenho de candidatos apoiados pelo grupo nas eleições para o Congresso e para a Assembleia Legislativa.

O candidato afirmou que pretende continuar atuando na oposição ao governo de Daniel Vilela e disse que irá cobrar a execução das propostas apresentadas durante a campanha.

“Nós queremos cobrar dele. A gente deseja que tenha sucesso e que cumpra o que prometeu.”

Entre os temas que Wilder afirmou que pretende acompanhar estão saúde, segurança pública, educação, geração de emprego e renda, industrialização e tributação do agronegócio.

Agradecimentos

Wilder também agradeceu à candidata a vice, Ana Paula Rezende, e às pessoas que participaram da campanha nos municípios goianos.

“Agradecer todos aqueles que fizeram parte, que ajudaram a escrever nosso plano de governo, aqueles que pregaram os adesivos em todos os seus carros, que levaram nossa campanha nos 246 municípios.”

Ao avaliar a campanha, Wilder afirmou que não mudaria a estratégia adotada e disse considerar que fez o possível durante o período eleitoral.

“Nós trabalhamos muito, levantamos cedo, andamos o estado de Goiás inteiro, fizemos o que pôde. E agora vamos continuar fazendo.”

O candidato também afirmou que pretende continuar sua atuação no Senado Federal e acompanhar a disputa presidencial.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
democracia Derrota Wilder

Veja também