quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Legislativo Goianiense

Eleição da Câmara de Goiânia só deve ocorrer na próxima semana

Apesar da expectativa para desfecho da corrida nesta semana, articulações se estendem e adiam sessão para definir Mesa Diretora do próximo biênio 

Thiago Borgespor em
Eleição da Câmara de Goiânia só deve ocorrer na próxima semana
Articulações entre vereadores devem seguir até a semana que vem | Foto: Mariana Capeletti/Câmara Municipal de Goiânia

As eleições para definição da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia para o biênio 2027-2028 devem acontecer na próxima semana. Apesar da expectativa para que houvesse uma resolução na disputa pela sucessão do presidente da Casa Romário Policarpo (Cidadania) nesta semana, as articulações ainda devem se estender.

Vereadores consultados pela reportagem do O HOJE sinalizaram que a eleição da Mesa Diretora deve acontecer na próxima terça-feira (13). Como o regimento interno da Câmara obriga que a sessão especial das eleições da Casa seja convocada com antecedência e realizadas em até 48 horas, havia a expectativa que a convocação fosse feita na última quarta-feira (7) e a eleição acontecesse na sexta-feira (9).

Porém, Policarpo não apareceu na sessão da última quarta. Nos bastidores, os rumores são de que a ausência do presidente da Casa teria evitado a convocação da eleição para esta semana. O apoio do chefe do Legislativo é visto como um fiel da balança na disputa pela sucessão.

Policarpo não anunciou apoio público a nenhum dos postulantes. Como mostrado pela reportagem do O HOJE na última quarta-feira (7), o presidente da Câmara participou do almoço organizado pelo vereador Thialu Guiotti (Avante), que classificou a ida do chefe do Legislativo goianiense como um “gesto importante”.

Thialu já afirmou contar com o aval de 25 vereadores e também pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil) e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), na disputa pela chefia da Casa.

Já o vereador Ronilson Reis (Solidariedade) mantém articulações com grupo de vereadores que incluem parlamentares oposicionistas e aliados à gestão Mabel. A lista inclui Igor Franco (Podemos), Luan Alves (MDB), Denício Trindade (União Brasil), Lucas Kitão (Mobiliza) e Major Vitor Hugo (PL).

Inclusive, o apoio de vereadores da oposição a Ronilson é motivo de preocupação no Paço. O enfrentamento e a instabilidade na relação com a Câmara esteve presente nos dois primeiros anos de mandato de Mabel, que busca ter aliados nas comissões permanentes consideradas estratégicas do Legislativo goianiense.

Aliás, na bancada do PL, há uma divisão de apoios. Vitor Hugo está ao lado da candidatura de Ronilson, enquanto Coronel Urzêda já declarou publicamente que apoia Thialu. Oseias Varão também participou do almoço de Thialu na terça, mas ainda não se manifestou publicamente.

PT segue sem definir apoio

Com três vereadores, a bancada do PT ainda não definiu quem irá apoiar na disputa. Ao O HOJE, o vereador e recém-eleito deputado estadual Fabrício Rosa disse que a decisão do partido sobre o posicionamento na eleição da Mesa Diretora será “coletiva”.

O parlamentar ainda adiantou que a decisão será feita em conjunto com toda a bancada do PT, o que inclui as suplentes Professora Ludmylla e Professora Ana Rita, que irão assumir as cadeiras de Fabrício e Kátia Maria em 2027, quando os eleitos tomarão posse na Assembleia Legislativa (Alego), em fevereiro. O posicionamento do partido na eleição da Mesa Diretora também envolverá o diretório municipal da sigla.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bruno Peixoto Câmara de Goiânia mesa diretora Romário Policarpo Ronilson Reis Sandro Mabel Thialu Guiotti

Veja também

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...
Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

NÃO GOSTOU

Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

Presidente nacional do PL afirmou que não aprovou o texto divulgado pelo senador após a derrota el...
Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...