O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Racismo

Carla Zambelli chama deputada Benedita de Chica da Silva; vídeo

Zambelli estava ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (2/7)

Postado em 3 de julho de 2024 por Yago Sales
Benedita da Silvajpeg
Benedita da Silva

A deputada federal Carla Zambelli (PL) chamou de Chica da Silva a também deputada federal Benedita da Silva (PT).

Zambelli estava ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (2/7). “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei porque que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli.

Em primeiro lugar, a deputada bolsonarista estava reclamando que não poderia falar na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que ocorreu em Maceió (AL).

PT critica fala racista em associação à Chica da Silva

Ao mesmo tempo, o Partido dos Trabalhadores e deputados ligados ao governo Lula – e ele próprio – reclamaram da fala e a classificaram como racista.

01 3 1

“Ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utiliza do rascimo para tentar constranger e humilhar a deputada Benedita. A trajetória de Benedita da Silva, a nossa Bené, é orgulho para as mulheres, para o povo negro e os trabalhadores de nosso país”, disse o PT por meio de nota divulgada pela legenda.

Em nota divulgada no X (antigo Twitter), Carla Zambelli afirma que “equivocou-se” e, ainda conforme ela, “confundiu o nome da deputada Benedita da Silva”.

Livro vencedor do Jabuti que fala sobre racismo é retirado de escolas em Goiás

Assim como, ela “imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita”.

De acordo com a parlamentar, a “conversa foi amigável e houve compreensão da situação”.

Por fim, “Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento”. Leia a nota completa aqui.

Veja vídeo de fala racista:

Veja também