Blitz educativa abre movimento em Goiânia
Ação faz parte do Movimento Maio Amarelo, onde são desenvolvidos vários trabalhos com o objetivo maior a conscientização da população a seguir as regras de trânsito seguro
Maio chegou e mais uma vez a cidade e edifícios vão se colorir de amarelo, para um alerta muito importante. No mês voltado à prevenção de acidentes de trânsito, o Detran em parceria com o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) realizam blitz educativa nessa quinta-feira (3) na GO-070, das 8h às 10h, com o intuito de conscientizar os condutores a adotarem uma postura mais segura para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
O movimento chama atenção para os alarmantes números de mortes por acidente de trânsito. Em Goiás, 80% das mortes provocadas por acidentes de trânsito envolvem homens, na faixa dos 20 aos 60 anos.
O tema do movimento este ano é: Nós somos o trânsito. O importante é salientar, sempre, que o comportamento das pessoas interfere, diretamente, na segurança de condutores e pedestres e alertar que cada um tem sua parcela de responsabilidade no trânsito.
De acordo com Dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), em Goiás e em Goiânia, em uma série histórica analisada de 2011 a 2015, é possível observar que a tendência era de crescimento das mortes, anualmente.
Porém, ao analisar os dados de 2014 e 2015 observa-se uma redução significativa de 15% nos casos de mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre referente ao ano de 2014 para 2015 no Estado, e redução de 16% ao se comparar as mortes nos mesmos anos em Goiânia.