O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Política

Eliton destaca pacto da Segurança

Governador foi um dos criadores do programa quando era secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, em 2016

Postado em 17 de julho de 2018 por Sheyla Sousa
Eliton destaca pacto da Segurança
Governador foi um dos criadores do programa quando era secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás

Lucas de Godoi* 


O governador José Eliton participou nesta segunda-feira da 1ª Reunião Regional  do Centro-Oeste do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual (Pispi), na Fundação Tiradentes, em Goiânia. O Pacto foi criado em 2016, por sugestão do governador José Eliton, que era vice-governador e secretário de Segurança Pública à época, e melhorou a integração entre os organismos estaduais de segurança pública. Hoje, 21 estados integram essa iniciativa, que segundo ele tem melhorado a atuação e proporcionado bons resultados no combate à violência.

Um dos assuntos debatidos na reunião foi a criação de uma Câmara de Segurança Pública e Defesa Social, com atuação conjunta em operações policiais e a integração dos serviços de inteligência e ações de Segurança Pública dos Estados no combate ao crime organizado.

O encontro reuniu secretários de Segurança Pública de nove estados que integram o Pacto, para discutir a criação de uma agenda de trabalho visando ações integradas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco e Maranhão.

Durante a reunião, foram nomeados os responsáveis pelo Comitê Central do Pacto Integrador e assinado convênio entre os governos de Goiás e São Paulo.  Na oportunidade, o secretário de Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e presidente do Pacto Integrador de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa, lembrou que o governador José Eliton foi um dos idealizadores do Pacto que contribuiu para que o projeto fosse realidade hoje.

“O governador José Eliton foi um dos idealizadores do projeto quando era secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás. O Pacto está cada vez mais forte e hoje conta com  21 estados da nossa federação. Ele veio para substituir a falta de uma política de Segurança Pública que hoje estamos vendo começar a engatinhar, sonho de todos nós secretários de segurança pública doBrasil, sonho que o senhor teve como secretário de Segurança Pública. Tenho certeza que hoje,  como governador, almeja  não só para o bem do seu estado, mas para  de todo o país.  E que hoje está fazendo a diferença na Segurança Pública dos estados participantes, diminuindo os índices de criminalidade”, observou.

Além de reforçar a segurança das divisas, evitando a prática de crimes e transferências de crimes para outras unidades da federação, a iniciativa, segundo José Eliton, busca impedir a livre circulação de criminosos nas áreas e divisas entre os estados.

“Desde que fui secretário de Segurança Pública, empenho esforços num trabalho que une inteligência, tecnologia e integração. Iniciativa cidadã que garante direitos essenciais. E foi justamente dentro desse cenário que avançamos através do dialogo e do trabalho realizado em parceria com os outros estados e que hoje compõem o Pacto – construído a partir da experiência de cada homem e cada mulher que atua na sua atividade dentro da área de Segurança Pública”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também