Deputados concluem CPI e pede fim do contrato do Estado com Enel
Relatório final apontou que a empresa tem causado danos aos goianos; se aprovado pela Assembleia, o documento será enviado ao Governo Federal para que a concessão seja cancelada – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concluiu, nesta segunda-feira (16), que a Enel Distribuição tem prestado um mau serviço e causado danos aos goianos.
Caso o relatório seja aprovado pela Casa, será remetido ao Ministério de Minas e Energia, do Governo Federal, para assim ser aberto um processo de cancelamento da concessão do Estado com a companhia, em Goiás.
A empresa italiana adquiriu a estatal Celg D (Celg Distribuidora) por 2,18 bilhões, em 2016, se comprometendo em investir, no prazo de três anos, US$ 800 milhões para melhoria do setor energético do estado.
Os deputados relataram que, pelo contrário, a empresa apenas aumentou a cobrança dos consumidores, sem proporcionar melhorias efetivas.
A Enel, por comunicado, informou que realizou investimentos para atingir metas contratuais para este ano, chegando a reduzir em quase 8 horas as interrupções de energia. Acerca de cobrança abusiva, a empresa afirmou que fez redução de tarifas a partir do mês de outubro.
CPI da Enel apresenta relatório final nesta segunda-feira (16) na Alego