O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Eleições 2024

Nova formação do Entorno conta com mais renovação e menos reeleitos 

União Brasil de Ronaldo Caiado elegeu cinco gestores, enquanto PL do ex-presidente Bolsonaro, três

Postado em 10 de outubro de 2024 por Francisco Costa

A nova formatação da região metropolitana do Distrito Federal, em Goiás, e que toma posse em 2025, é composta por cinco prefeitos reeleitos e seis novidades. Ao todo, 11 municípios são reconhecidos como parte da região, conforme lei complementar nº 181/2023.

São eles: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. 

Em relação aos reeleitos, são eles: Dr. Lucas (União Brasil), de Águas Lindas de Goiás; Diego Sorgatto (União Brasil), de Luziânia; Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama; Joseleide Lázaro (União Brasil), de Padre Bernardo; e Delegado Cristionário (PP), de Planaltina de Goiás.

Já as novidades são: Lulinha (PP), de Cidade Ocidental; Alessandro Barcelos (União Brasil), de Cocalzinho de Goiás; Dr. Luís Otávio (PL), de Cristalina; Simone Ribeiro (PL), de Formosa; Jéssica do Premium (União Brasil), de Santo Antônio do Descoberto; e Marcus Vinícius (MDB), de Valparaíso de Goiás.

Inclusive, é preciso citar como surpresa a eleição de Formosa. Simone Ribeiro foi a “zebra”, considerada desconhecida no começo da campanha. Chegou por último e terminou em primeiro. 

A nova composição privilegiou, principalmente, o União Brasil do governador Ronaldo Caiado. Ao todo, foram cinco eleitos do partido. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Wilder Morais, que é pré-candidato ao governo de Goiás, em 2026, elegeu três prefeitos. Pelo Progressistas (PP) foram dois e no MDB, do vice-governador Daniel Vilela, um.

É possível verificar, também, que houve uma redução de partidos no comando do entorno. Em 2016, sete siglas foram eleitas para comandar as 11 cidades da região. Já em 2020, foram seis. Agora, quatro. 

Câmaras Municipais

Em relação às Câmara Municipais, o União Brasil lidera a maior bancada de vereadores em seis municípios (Águas Lindas, Cocalzinho de Goiás [junto com PSD], Luziânia, Formosa [junto com MDB], Valparaíso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto). Nessa última, também empatam com o partido do governador em vereadores: MDB, Podemos, PRD e PSD.

Em seguida vem o PP, com três maiores bancadas (Cidade Ocidental, Cristalina e Planaltina de Goiás) e o PL, com duas (Novo Gama e Padre Bernardo [junto com o PDT]). 

Região

A região metropolitana do Distrito Federal foi instituída pela lei complementar nº 181/2023, do governo de Goiás. Com isso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá acompanhar e realizar diagnósticos de indicadores anuais nas áreas de segurança, educação, saúde e mais.

Conforme o IBGE, o objetivo é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Sobre as regiões metropolitanas, são recortes instituídos por lei complementar estadual por determinação da Constituição Federal de 1988. 

Novo executivo municipal da região metropolitana do entorno do DF:

Águas Lindas de Goiás – Dr. Lucas (União Brasil) – reeleito

Cidade Ocidental – Lulinha (PP)

Cocalzinho de Goiás – Alessandro Barcelos (União Brasil)

Cristalina – Dr. Luís Otávio (PL)

Formosa – Simone Ribeiro (PL)

Luziânia – Diego Sorgatto (União Brasil) – reeleito

Novo Gama – Carlinhos do Mangão (PL) – reeleito

Padre Bernardo – Joseleide Lázaro (União Brasil) – reeleito

Planaltina de Goiás – Delegado Cristionário (PP) – reeleito

Santo Antônio do Descoberto – Jéssica do Premium (União Brasil)

Valparaíso de Goiás – Marcus Vinícius (MDB)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também