Igreja é instituição com maior confiança entre brasileiros, diz pesquisa
Levantamento do Instituto da Democracia (IDDC-INCT) identificou a confiança dos brasileiros em diversas instituições, como Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso e Forças Armadas. Entre os verificados, a igreja é a instituição mais confiável, segundo os brasileiros. Isto, porque 39% dos brasileiros dizem confiar muito na igreja; 27% mais ou menos; 12% pouco; e 21% não […]
Levantamento do Instituto da Democracia (IDDC-INCT) identificou a confiança dos brasileiros em diversas instituições, como Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso e Forças Armadas. Entre os verificados, a igreja é a instituição mais confiável, segundo os brasileiros.
Isto, porque 39% dos brasileiros dizem confiar muito na igreja; 27% mais ou menos; 12% pouco; e 21% não confia. Ela é seguida pelas Forças Armadas, que tem muita confiança de 25% dos entrevistados. Outros 32% confiam mais ou menos; 13% pouco; 29% não confia; e 1% não soube responder.
Vale citar, o IDDC-INCT entrevistou 2.538 eleitores em 201 cidades em todas as regiões do país entre os dias 4 e 16 de junho, presencialmente. A margem de erro é 1,9 ponto percentual e o índice de confiança 95%.
Em relação a “não confiar”, os partidos políticos lideram com 53%. Apenas 5% confiam muito; 23% mais ou menos; e 18% pouco. 1% não soube dizer.
O número daqueles que não confiam também é alto quando a instituição é o Congresso: 46%. Aqui, 6% afirmam confiar muito; 27% mais ou menos; 18% pouco; e 3% não souberam opinar.