O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2022

Vitor Hugo deve tentar tirar votos de Mendanha para ir ao 2º turno

Cientistas políticos acreditam que ex-prefeito de Aparecida possa se defender, mas deverá focar artilharia em Caiado

Postado em 9 de agosto de 2022 por Francisco Costa

O último levantamento do Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado FoxMappin, do grupo O HOJE (publicado no fim de julho), mostrou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) com 34,1% das intenções de voto, Gustavo Mendanha (Patriota), com 23%, e Vitor Hugo (PL), com 14,3%. Enquanto Mendanha tentará desconstruir Caiado para avançar, o terceiro colocado deve fazer o mesmo com o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. 

Vitor Hugo manterá os ataques a Caiado, obviamente, mas seu foco deve ser Gustavo Mendanha, a fim de conseguir garantir uma passagem para o segundo turno. O deputado federal, que é oficialmente o candidato ao governo de Goiás de Bolsonaro no Estado, já atacou Mendanha no passado.

Ele afirma, entre outras coisas, que Mendanha não é bolsonarista, como tem dito. Em tempos recentes, quanto circulou nas redes sociais que o parlamentar poderia recuar da candidatura para se juntar ao ex-prefeito de Aparecida, ele foi incisivo e não poupou. 

“Não serei vice-governador de um esquerdista, do ‘Doria do cerrado’”, disse em trecho da gravação divulgada na rede social. Inclusive, afirmou que as falas eram “fake news” e que, à época, a “pré-candidatura” era “sólida, firme”. No mesmo momento, Mendanha adotava um discurso pacificador. Dizia que estava aberto a alianças e composição.

Análise

Para o professor de Universidade Federal de Goiás (UFG) e cientista político Itami Campos, a tendência é, de fato, Mendanha e Vitor Hugo polarizarem. “Eles vão rivalizar. Está claro. É uma disputa de espaço pelo voto conservador. Eles caminham na mesma direção e Vitor Hugo vai buscar os espaços possíveis, do meio evangélico e conservador, sobretudo [que são parte dos de Mendanha]”, destaca.

Para ele, os votos do governador Ronaldo Caiado estão um pouco mais consolidados e seria mais fácil a Vitor Hugo buscar os de Mendanha. “Os dois se dizem nomes de Bolsonaro e disputam o voto conservador. Mas Bolsonaro declarou apoio a Vitor Hugo”, observa.

Da mesma forma, o professor e cientista político Marcos Marinho afirma que Vitor Hugo deve atacar Mendanha, que irá se defender, mas, por sua vez, focará as investidas em Caiado. “Vitor Hugo e Mendanha tentam crescer em uma seara difícil, que é a base de Caiado. O governador é de direita, ligado ao agro. Eles também precisam tentar derreter a base do Caiado [para terem chances].”

Para ele, Mendanha leva vantagem sobre Vitor Hugo por ser mais conhecido e, assim, ter mais condições de atrair insatisfeitos com Caiado. Além disso, ele também vê no ex-prefeito de Aparecida mais propensão a conseguir buscar os eleitores do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que desistiu da disputa. “Mas por gravidade. Não será uma migração fácil.”

Mendanha

Gustavo Mendanha, por sua vez, não deve ceder. Ele já disse, inclusive ao O Hoje, que tem como único adversário o governador Ronaldo Caiado. “Eles não querem me tornar conhecidos e obviamente se o Caiado viesse a polarizar comigo me daria projeção”, disse quando ainda era pré-candidato.

O QG do ex-prefeito também avalia que a polarização se dará nesse sentido. Outra avaliação de aliados é que Mendanha “segure” os ataques aos demais “players”. Isto, porque o candidato irá tentar aglutinar a maior base possível, caso consiga chegar ao segundo turno.

Pesquisa

À época da pesquisa, o ex-governador Marconi Perillo ainda era tido como possível nome ao governo. Ele aparecia com 8,8% das intenções de voto. Depois, com 4,8%, está Cintia Dias (Psol). 2,93% apontaram Wolmir Amado (PT) como favorito, e, por fim, 0,20% depositaram a confiança em Edigar Diniz (Novo). Do total, 9,07% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não opinar. 2,24% disseram que vão votar branco ou nulo. 

A pesquisa do Instituto FoxMappin foi realizada entre os dias 18 e 22 de julho. Para aferição dos resultados foram entrevistadas 1.025 pessoas residentes em Goiás e maiores de 16 anos. O levantamento foi realizado por meio de entrevistas pessoais, telefônicas e com formulários digitais enviados a grupos segmentados. Ao todo, 110 municípios goianos foram consultados. A taxa de confiança dos números é de 95%. A margem de erro é de 3% para mais ou menos. 

A maior fatia dos entrevistados pelo FoxMappin possui de 40 a 59 anos (44,2%). Na sequência aparecem os eleitores com idade entre 25 e 39 anos (36,4%). De 16 a 24 anos foram 11,3% dos entrevistados. Com mais de 60, 7,9%. Quanto à escolaridade, a maior fatia (41,7%) possui ensino superior completo. 24,3% possuem ensino médio completo e outros 13,8% declararam superior incompleto quando questionados. Médio incompleto soma 7,1% dos entrevistados. Na sequência aparecem fundamental completo (6%) e fundamental incompleto (4,9%). Declarados analfabetos foram 0,4% e 1,3% disseram ler e escrever. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitora (TRE-GO) sob n° GO-01212/2022.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também