Prazo para matrículas na rede estadual de ensino começa no dia 23 de novembro
Para a matrícula informatizada, é preciso preencher a solicitação com nome completo do aluno; data de nascimento; CPF e outros dados
A rede estadual de ensino de Goiás abrirá matrículas para novos estudantes a partir do dia 23 de novembro. A solicitação deverá ser feita de forma on-line, no site www.matricula.go.gov.br, até o dia 11 de dezembro.
Em todo o estado, são 1.011 escolas estaduais de ensino fundamental e médio aptas a receber alunos oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada), ou de outros Estados; além de alunos que deixaram de estudar e tenham interesse de retomar os estudos.
Para a matrícula informatizada, é preciso preencher a solicitação com nome completo do aluno; data de nascimento; CPF do aluno (ou do responsável); endereço; telefone para contato; e a etapa de ensino, série e turno no qual deseja se matricular.
Além dos dados pessoais, será necessário indicar três opções de escola estadual nas quais deseja estudar. O sistema fará a alocação com base nas indicações do aluno e no número de vagas disponível em cada unidade escolar.
Confirmação de matrícula
Após a solicitação, os interessados devem acessar novamente o site www.matricula.go.gov.br entre os dias 19 e 23 de dezembro, para verificar a unidade na qual a vaga foi disponibilizada.
A efetivação da matrícula deve ser feita na unidade escolar indicada. Na oportunidade, será necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável, bem como os comprovantes de endereço e de escolaridade.
Renovação
Para as crianças, adolescentes e jovens já matriculados na rede estadual, a renovação de matrícula será feita de forma automática e deverá ser confirmada por meio do Termo de Renovação assinado pelos pais ou responsáveis.
Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma unidade em que estuda deverá solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) para outra escola da rede estadual até o dia 11 de dezembro. Nesse processo não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.
Leia também: Transição vê na recuperação da Educação um dos maiores desafios