O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Atentado em Brasília

Medidas de segurança do Supremo são reforçadas após atentado

Reimplantação das grades e novas tecnologias são avaliadas para proteger o tribunal

Postado em 14 de novembro de 2024 por Davih Lacerda
atentado
Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) reimplantou as grades ao redor de sua sede nesta quinta-feira (14), após o incidente ocorrido na Praça dos Três Poderes. As grades haviam sido retiradas em fevereiro, após um ato simbólico que contou com a presença dos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na quarta-feira (13), o chaveiro Francisco Wanderley tentou ingressar no STF com explosivos, mas ao ser barrado pelos seguranças, acionou os explosivos, vindo a falecer. Barroso afirmou que a segurança não falhou, destacando que o suspeito tentou se explodir dentro do edifício e que as medidas de segurança funcionaram adequadamente.

Leia também: Lula não deve se manifestar sobre atentado em Brasília

Barroso também comentou o impacto do ato terrorista na Praça dos Três Poderes, que foi novamente cercada. Ele lamentou que a praça, agora inacessível, perdeu sua função de espaço público devido ao atentado.

O ministro se reuniu com a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, e com o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Patury. Segundo Patury, as grades foram recolocadas como uma das primeiras medidas de segurança após as explosões.

Além disso, estão sendo avaliados o uso de câmeras de reconhecimento facial e drones para fortalecer a proteção. O protocolo de segurança da Esplanada dos Ministérios segue sendo um dos mais rigorosos do país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também