Equatorial afirma que já oferece pagamento de contas atrasadas no momento do corte
Distribuidora informou que as máquinas de cartão aceitam diferentes formas de pagamento, incluindo PIX
Após a repercussão do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), obrigando concessionárias a permitir o pagamento de contas atrasadas no ato da suspensão do fornecimento de energia, a Equatorial Goiás esclareceu que já disponibiliza essa modalidade de pagamento.
Desde o ano passado, consumidores podem quitar débitos por meio de máquinas de cartão diretamente com os agentes de campo no momento da visita para o corte de energia.
Leia mais: Deputados analisam opção para pagamento da energia no ato do corte
A distribuidora informou que as máquinas aceitam diferentes formas de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, além do PIX e auxílio emergencial da Caixa. Após o pagamento, os clientes recebem um comprovante de quitação.
A concessionária também destacou que, antes de efetuar o corte, agentes comerciais devidamente identificados visitam as unidades consumidoras para buscar a renegociação das dívidas e informar sobre a possibilidade de interrupção do serviço. Esses agentes não aceitam pagamento em dinheiro, garantindo maior segurança para os consumidores.
Competência apenas da União
Sobre o projeto de lei em discussão, a empresa apontou que a Constituição Federal confere à União competência privativa para legislar sobre energia elétrica.
Nesse contexto, a Equatorial sugeriu que o projeto em análise na Alego, de âmbito estadual, pode entrar em conflito com a legislação federal, reforçando sua atuação em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).