O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Articulação

A peregrinação de Mabel em busca de soluções para a Saúde goianiense

Prefeito eleito foi a Brasília, na última terça, em busca de recursos para abertura de novos leitos de UTI

Postado em 27 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Mabel foto Alex Malheiros
Mabel foto Alex Malheiros

O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), tem empenhado esforços para garantir que sua posse, em 2025, chegue acompanhada de um cenário mais confortável possível. Para isso, Mabel tem tentado formar um time mais técnico que político, que queira trabalhar e, sobretudo, que traga resultados. Mas não só: o gestor eleito tem se movimentado em busca de recursos que o ajudem a viabilizar todas as promessas firmadas ao longo dos últimos meses, especialmente aquelas que há tempos afligem a população goianiense. Dentre elas, a saúde.

A reportagem do O Hoje mostrou que desde o último final de semana a preocupação de Mabel ganhou contornos ainda mais evidentes em função da morte de três pessoas por falta de leitos de UTIs na capital. A situação se traduz aos olhos da equipe de Mabel como uma grave crise no sistema de saúde pública da capital. As vítimas foram um aposentado de 63 anos e duas mulheres, uma de 36 e outra de 29 anos.

A situação, considerada por integrantes da equipe de transição como extremamente preocupante, fez com que o prefeito eleito convocasse uma reunião de urgência com o atual secretário de Saúde da capital, Wilson Pollara.

Além de Mabel e Rasivel, participaram os médicos Luiz Gaspar Pellizzer e Alessandro Magalhães, o economista Valdivino de Oliveira, já anunciado como secretário de Finanças da capital, além do advogado Wandir Allan. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Romário Policarpo e outros vereadores também estiveram na reunião.

Leia mias: Após treinamento em Londres, Mabel volta a Goiânia com “boas ideias”

Não bastasse o encontro realizado às pressas num domingo de manhã, o assunto voltou à mesa de discussão, que, dessa vez, contou com uma participação mais ampla de auxiliares, já na segunda-feira, 25 Compromissos foram firmados. Conforme mostrado pelo O Hoje o político prometeu compromisso integral para enfrentar crise nas UTIs.

Mabel costurou um acordo junto ao governo do Estado para garantir o pagamento aos fornecedores. “Estamos renegociando contratos com hospitais e fornecedores para obter preços reduzidos e mais serviços com menos dinheiro. Garantimos que os pagamentos pendentes serão auditados e quitados. O apoio do governador Ronaldo Caiado será essencial para viabilizar os repasses e estabilizar o sistema”, disse Mabel, em entrevista coletiva à imprensa após a reunião.

Na coletiva, o prefeito eleito também tratou das buscas por aberturas de novos leitos na cidade. “Estamos agindo em três frentes: a gestão atual, a próxima gestão e a gestão estadual, para suprir a necessidade da capital. Isso significa a abertura imediata de 20 leitos e nos próximos dez dias novos leitos deverão ser abertos diariamente. O número de leitos a serem abertos imediatamente pode subir para 30, caso a Santa Casa abra mais 10 leitos e, caso necessário, teremos como abrir até 40 leitos”, explicou Sandro.

Um dia depois, ou seja, na última terça-feira, 26, Mabel embarcou rumo a Brasilia em busca de recursos e apoio da bancada federal goiana. Na capital federal ele foi recebido por deputados federais goianos para tratar do acesso às emendas parlamentares. No encontro, ele apresentou um raio x da capital e destacou aos parlamentares a intenção de abrir até 40 leitos de UTI na cidade ainda este ano, antes da posse. “Estou confiante que vamos conseguir recursos”, disse o prefeito eleito ao considerar que um apoio conjunto pode tranformar a realidade da saúde goianiense.

“Queremos conseguir dinheiro extra, equipar unidades de saúde, colocar profissional, exigir que tenha atendimento com remédio. Queremos ter a coisa funcionando. Eu pedi um dinheiro extra para que a gente possa reabastecer, ter suprimentos. Vou cuidar disso bem de perto”, garantiu. Para além dos congressistas, Mabel também espera contar com o apoio de seu padrinho político, o governador Ronaldo Caiado (UB), para resolver a situação.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também