O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
De volta

Após treinamento em Londres, Mabel volta a Goiânia com “boas ideias”

Gestor eleito se mostrou surpreso em relação ao uso da tecnologia como aliada dos serviços públicos. “Queremos investir nisso”, acrescentou 

Postado em 25 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Mabel foto reprodução
Mabel foto reprodução

O prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel (UB), embarcava com destino a Londres há uma semana. O político viajou para participar de um treinamento, organizado por seu partido, o União Brasil, que ofereceu a ele e outros 14 gestores eleitos uma imersão por programas bem-sucedidos da capital inglesa. A viagem foi encerrada no final da última semana. Com isso, Mabel retorna a Goiânia, com, segundo ele, “boas ideias” na mochila.  

O gestor viajou acompanhado de uma comitiva organizada pela Fundação Índigo. Ao desembarcar na cidade, que é capital da Inglaterra, os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer programas voltados à saúde, educação e transporte público. A ideia era colher soluções diretamente ligadas à inovação tecnológica, uma das bandeiras defendidas por Mabel no período da campanha na capital de Goiás.

Ao comentar o conhecimento adquirido e as “boas ideias” que traz na bagagem, Mabel disse que uma das coisas que mais chamaram a atenção é que a tecnologia está “em todos os lugares” da cidade. “Qualquer ação planejada parte de ações ligadas à tecnologia e esse é um ponto que precisamos avançar muito. A tecnologia pode oferecer soluções para todas as áreas e queremos investir nisto”.

Leia mais: Euler Morais surge como favorito para ocupar cargo na gestão Mabel

O prefeito eleito também esteve na New London Architecture (NLA), centro independente de debate, pesquisa e educação dedicado ao desenvolvimento urbano da capital inglesa. Ali os participantes puderam compreender o processo de planejamento urbano de Londres, desenvolvido sempre com os principais atores: arquitetos, urbanistas, desenvolvedores, formuladores de políticas e o público. Por meio de maquetes, os prefeitos conheceram a evolução da cidade, e também as previsões para o futuro.

Faixas de ônibus

A passagem por Londres também animou Mabel a liberar o trânsito de motocicletas pela faixas de ônibus da capital. A mudança representa, se concretizada, o cumprimento de uma promessa de campanha. O gestor afirma ter tido conversas muito produtivas com motociclistas e autoridades de trânsito durante sua passagem pela capital inglesa. “Eles compartilharam que essa medida funciona muito bem e, surpreendentemente, os acidentes nessas faixas diminuíram bastante”. 

E continua: “Tudo é uma questão de adaptação e planejamento. Essa troca de experiências é fundamental para pensarmos em alternativas viáveis para melhorar o trânsito e garantir mais segurança para todos em Goiânia”. 

No decorrer da viagem que durou cinco dias, o futuro prefeito de Goiânia também teve a oportunidade de visitar a Catapult, uma rede de centros de inovação, para discutir soluções inovadoras que visam enfrentar os desafios urbanos e de infraestrutura com tecnologias digitais, dados e redes de comunicação. A ideia, com isso, é traçar estratégias que possam aprimorar a infraestrutura urbana, transporte, habitação e serviços públicos. Já no Departamento de Educação, discutiram a importância de mapeamentos constantes e a inserção tecnológica nas salas de aula. 

Mabel viajou acompanhado de Bruno Reis, de Salvador; Silvio Mendes, de Teresina; Jose Ronaldo, de Feira de Santana; Gustavo Martinelli, de Jundiaí; Guilherme Guimarães, de Montes Claros; Heron Domingues, de  Betim; Simão Durando, de Petrolina; Daniel Bogalho, de Taboão da Serra; Débora Regis, de Lauro de Freitas; e, por fim, Hélio Leite, da cidade de Castanhal. Quem liderou a missão foi o presidente da Fundação, ACM Neto, que também ocupa a posição de presidente nacional do União Brasil. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também