O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Operação Contragolpe

Moraes autoriza transferência de militares envolvidos no plano do golpe para Brasília

O general da Brigada Márcio Fernandes e o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo estavam detidos no Rio de Janeiro desde 19 de novembro

Postado em 2 de dezembro de 2024 por Davih Lacerda
militares
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes | Foto: Divulgação/Foto: SCO/STF

Nesta segunda-feira (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a transferência do general da Brigada Márcio Fernandes e do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, detidos preventivamente no Rio de Janeiro, para Brasília.

Os dois militares, que fazem parte da elite do Exército, conhecidos como “kids pretos”, foram presos pela Polícia Federal (PF) por suposto envolvimento no planejamento de um golpe de Estado.

Além de participação no plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, logo após as eleições presidenciais de 2022.

Leia também: Galípolo afirma estar “muito contente” com novos indicados ao BC

A transferência de Fernandes e Azevedo para Brasília foi justificada por Moraes com base nas Normas Administrativas para Prisão Especial (NAPE), que estabelecem os procedimentos a serem seguidos em casos de prisão especial de militares à disposição das Justiças Militar ou Comum.

Presos preventivamente desde 19 de novembro no 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, agora os militares serão alocados no Comando Militar do Planalto, em Brasília. Alexandre de Moraes, relator do caso, também autorizou visitas das esposas e dos filhos de Fernandes e Azevedo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também