Lei que incentiva participação da mulher na política é sancionada
De acordo com o parlamentar autor da matéria, com a lei as mulheres terão mais acesso a informações cruciais sobre o processo eleitoral e deverão estar mais estimuladas a participar não apenas das eleições, mas de todas as etapas que envolvem o pleito
Foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) a lei derivada de projeto apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que institui a Semana Estadual de Incentivo à Mulher na Política. A iniciativa foi do deputado estadual Amilton Filho (MDB).
Também fica instituído o dia 6 de março como o Dia da Mulher na Política. A lei, de nº 23.100, prevê que o estímulo à participação da mulher na política envolva várias atividades, como a discussão do assunto nas escolas, a divulgação do tema nos meios de comunicação em todo o estado, a realização de palestras e a divulgação do assunto por meio de banners e folders.
“Nosso objetivo é ampliar as informações sobre o processo eleitoral e incentivar a participação da mulher nas mais variadas e distintas fases desse processo. Queremos que as mulheres tomem parte de forma ativa nas eleições, afinal elas são mais de 50% da população e do eleitorado goianos”, diz o deputado autor da matéria. “Esta data é de extrema importância e agora, que foi oficializada por meio de lei estadual, vamos colocá-la em prática de maneira efetiva a partir do ano que vem”, afirma.
Leia mais: Economia apresenta Proposta Orçamentária 2025 na Alego
De acordo com o parlamentar, com a lei, as mulheres terão mais acesso a informações cruciais sobre o processo eleitoral e deverão estar mais estimuladas a participar não apenas das eleições, mas de todas as etapas que envolvem o pleito. “Como se sabe, as mulheres já se destacam em várias profissões, carreiras e estudos universitários, onde têm exercido com excelência suas funções. As mulheres estão perfeitamente preparadas para alcançar e desempenhar seu papel com competência e dedicação no que se refere à política em Goiás”, pontua.