O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
direito para PcD

Novas regras do benefício para pessoas com deficiência é sancionada; Veja como ficou

O BPC é um benefício oferecido pela União que compreende o valor de um salário mínimo para PcD que podem não ser aptas para o mercado de trabalho

Postado em 29 de dezembro de 2024 por João Reynol
O BPC é uma pensão no valor de um salário mínimo para PcD. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos novo projeto que muda as regras para pessoas com deficiência (PcD) receberem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo federal. A nova lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na deste sábado (28) e deve trazer mais segurança o recebimento do benefício. De acordo com o texto, novos beneficiários devem cadastrar a biometria no sistema para a confirmação do registro, além disso, as pessoas que já ganham o benefício devem atualizar o cadastro de dois em dois anos para continuar o recebimento da pensão.

Por outro lado, o texto original enviado ao Planalto propunha uma restrição em que apenas PcD com faixa dois ou acima podem ser aptas para receber o subsídio, em outras palavras, deficiência de grau leve estavam excluídas do pagamento. Com o veto, o BPC passa a abranger pessoas graus leves de deficiência. De acordo com o Planalto, o presidente vetou esta parte do texto por ir contra o interesse público e trazer insegurança jurídica a União. Além disso, o presidente também vetou o trecho que proibia a reinserção de pessoas que ganhavam a pensão ao programa Bolsa Família e usou a mesma justificativa para o veto anterior.

O BPC é um benefício oferecido pela União que compreende o valor de um salário mínimo para PcD que podem não ser aptas para o mercado de trabalho.  Além disso, o subsídio também idosos com mais de 65 anos que não conseguem sustentar a família.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também