O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Anápolis

Possível oposição a Corrêa é “embrionária”

Formação de bloco opositor ao prefeito do PL é ventilado nos bastidores da política em Anápolis; Márcio dialoga para consolidar sua base na Câmara

Postado em 8 de janeiro de 2025 por Thiago Borges
Possível oposição a Corrêa é “embrionária”
Foto: Reprodução

Uma disputa eleitoral e suas variadas possibilidades carregam consigo diversas ramificações e diferentes projeções futuras. Quando acontece a troca de um grupo político vigente por outro no comando do Poder Executivo – seja na esfera federal, estadual ou municipal – a relação com o Legislativo tende a sofrer alterações. Em Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa (PL) conta com apoiadores na Câmara Municipal, mas também pode ser alvo de opositores. 

As conversas nos bastidores da política anapolina é que um possível bloco para se opor ao prefeito estaria sendo ensaiado por alguns vereadores. Em contato com a reportagem do jornal O Hoje, Rimet Jules, vereador eleito pelo PT, afirmou que o movimento está no começo e existem interesses de alguns parlamentares em fazer oposição a Márcio. 

“É tudo muito embrionário. As sessões ordinárias começam só em fevereiro. O prefeito ainda não indicou oficialmente o líder do governo na Câmara. Os partidos aqui ainda não indicaram todos os seus líderes”, disse o parlamentar. “Tem alguns vereadores que estão insinuando e ensaiando a oposição, mas nós sabemos que pode ser que não se consolide. Talvez seja apenas para tentar ocupar espaço na administração – o que é natural. E pela postura de alguns a gente sabe que essa é a estratégia”, analisou o vereador. 

Já Marcos Carvalho (PT) garante que existem conversas nesse sentido, mas sobretudo para resgatar as promessas de campanha. “Há um diálogo no sentido de compor um bloco, mas também de resgatar os compromissos do Executivo apresentados na campanha”, afirmou o parlamentar à reportagem do jornal. O vereador também afirmou que o prefeito está aberto ao diálogo e que Márcio “colheu sugestões sobre áreas específicas”, além de escolher um “secretariado técnico, o que mostra o objetivo de acertar”. 

Leia mais: Caiado cria nova organização administrativa com auxílio à gestores escolares

Jules enfatizou que irá cumprir seu papel enquanto oposição natural a Corrêa. “Eu te garanto que eu estive, estou e estarei na oposição. Mas claro, uma oposição é responsável, não para tumultuar e atrapalhar. É oposição porque o nosso projeto para o Executivo não foi bem sucedido. Então, naturalmente, o nosso papel na Câmara é o papel de oposição’’, explicou o parlamentar.

Eleita presidente da Câmara Municipal de Anápolis para a atual legislatura, Andreia Rezende (Avante) afirmou à reportagem do O Hoje que o não vê uma “movimentação sólida” nesse sentido. Próxima de Márcio, Rezende garantiu que todos os vereadores estão “à disposição para somar para a cidade” e que Corrêa mantém contato com os parlamentares. 

A relação de Corrêa com a Câmara, provavelmente, será testada. Na última segunda-feira (6), conforme mostrado pelo jornal O Hoje, o parlamento do município votou três projetos, em sessão extraordinária, a pedido da Mesa Diretora. Entretanto, não houve projetos a pedido do prefeito. Contudo, o diálogo dos bastidores é que o gestor ainda pode fazer uma convocação para votar os projetos que considera prioritários

Em suma, Márcio deve ter o apoio de correligionários do PL e dos demais partidos que o apoiaram durante a campanha de 2024 – MDB, PRD, Novo, PSD e Avante – e deve enfrentar opositores que entram em discordância política e ideológica. Basta saber se o prefeito do PL terá poder de articulação e barganha para entrar em concordância e suavizar a oposição com o Legislativo. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também