Lula afirma não ter medo de retaliação dos EUA e elogia Trump
Presidente conversou com a imprensa em Pequim
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na última terça-feira (13) que não “tem medo de retaliação” dos Estados Unidos e elogiou a postura do presidente Donald Trump, em relação aos confrontos em Gaza e na Ucrânia.
Em conversa com a imprensa em Pequim, durante visita oficial à China, o presidente garantiu que não teme a competição com o país liderado por Trump. “O Brasil não tem medo de competir com os Estados Unidos, na quantidade e na qualidade dos nossos produtos. Acho que quanto mais produto, quanto mais comércio, melhor para todo mundo”, declarou.
O petista ressaltou sua vontade de negociar a redução das tarifas impostas pelo republicano, mas disse que, caso o acordo não aconteça, irá “buscar os direitos” do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Leia mais: Motta recorre contra decisão do STF sobre Ramagem
Elogio a Trump
Lula também elogiou a postura de Trump, frente aos confrontos na Ucrânia e em Gaza. “Com toda divergência que eu possa ter com o Trump, eu acho que a decisão dele sobre a guerra foi importante. Porque você tinha o nosso amigo Biden falando em guerra todo dia, em destruir a Rússia todo dia e o Trump vem e diz: ‘Eu preciso fazer paz e parar com essa guerra’. Eu achei ótimo”.