O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Política e religião

“Sem extremismo”, evangélicos querem equilibrar balança eleitoral

Com Tarcísio ainda fora da corrida ao Planalto, foco está em buscar candidato não tão radical quanto Flávio nem com a ideologia de Lula

Marina Moreirapor Marina Moreira em 12 de janeiro de 2026
evangélicos
Evangélicos defendem meio-termo entre Lula e Flávio e, para os religiosos, Caiado se enquadra nessa métrica - Créditos: Andressa Anholete/Agência Senado, Ricardo Stuckert/PR e Wesley Costa/Secom Goiás

Não passa despercebido o empenho dos principais candidatos à Presidência da República em se aproximarem dos evangélicos. Com o intuito de seguir o mesmo caminho do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador e adversário do presidente Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tem feito tentativas de aproximação com igrejas, apesar de lideranças destas instituições apresentarem maior interesse pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para o segmento, o chefe do Palácio dos Bandeirantes seria o candidato essencial. 

O chefe do Executivo paulista sinaliza interesse em se reeleger no Estado, o que desanima tanto os evangélicos, quanto o Centrão e parte da direita no Congresso. Enquanto isso, Flávio faz questão de deixar registrado em suas redes sociais a participação em cultos. No último domingo de 2025, o senador estava em uma celebração feita na Lagoinha Church, em Orlando, nos Estados Unidos, comandada pelo pastor André Valadão. 

evangélicos
O senador Flávio Bolsonaro (ao centro) junto com os irmãos Jair Renan e Carlos Bolsonaro no evento Grande Clamor pelo Brasil – Foto: Reprodução

Acesse também: Confira quem é o bispo e físico de Anápolis que Bolsonaro pediu para receber na prisão

O religioso chamou o pré-candidato ao púlpito para receber as orações proclamadas pelo pastor. Flávio compartilhou nas redes sociais o momento em que pedia ao “médico dos médicos” para “restabelecer a saúde de Jair Bolsonaro” e renovar “nossas forças” para as eleições deste ano. 

Tentativa de Lula

Não muito atrás da família Bolsonaro na tentativa de obter apoio dos evangélicos, o presidente Lula tem intensificado seu contato com o segmento por meio da recepção de lideranças e menções em discursos. Além disso, o esforço de aproximação também parte da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, com mulheres das igrejas. 

evangélicos
O presidente Lula recebeu Jorge Messias, indicado para vaga no STF, e lideranças evangélicas no Palácio do Planalto – Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Em uma dessas reuniões, Lula recebeu no Planalto o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira. Na ocasião, esteve presente o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que é fiel da Igreja Batista e foi indicado por Lula para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação teve como principal motivo o fato de Messias ser um “evangélico raiz”, devido à sua forte atuação na interlocução entre o presidente e as igrejas, além de ser um nome de confiança do petista. 

“Nome que represente a possibilidade de pacificação”

Em entrevista ao O HOJE, o bispo Oídes do Carmo, presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus em Goiás (Conemad-GO), comenta seu ponto de vista sobre os candidatos ao Palácio do Planalto: “Se espera um nome que represente a possibilidade de pacificação, fugindo do extremismo que tanto mal faz à nação. Pessoalmente, torço muito pelo nome do governador Ronaldo Caiado”.

evangélicos
Caiado durante encontro com o Bispo Oídes do Carmo, líder religioso e um dos mais importantes braços da Assembleia de Deus em Goiás e no Brasil – Foto: divulgação

Em concordância com o bispo Oídes do Carmo, o apóstolo César Augusto, líder da Igreja Fonte da Vida, dá visibilidade a outros nomes da direita, além de Flávio Bolsonaro. “Sobre a candidatura do Flávio Bolsonaro representando os conservadores, acredito que tenha outros nomes que devem ser considerados, como o do governador Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Ratinho Júnior. Caiado tem uma história na direita que não pode ser desprezada por ninguém. Ele seria o mais indicado, já que nós não podemos contar com a candidatura do governador Tarcísio”, ressalta o apóstolo César Augusto. 

evangélicos
Caiado durante comemoração de aniversário do Bispo Oídes – Créditos: Cristian Ark

Bispo Oídes destaca que, apesar de Lula tentar se aproximar dos evangélicos, isso não vai interferir no pensamento deste eleitorado sobre o posicionamento político do presidente. “Penso que não vai alterar a posição que os evangélicos sustentam em relação ao presidente, uma vez que a resistência não é exatamente à sua pessoa, mas à ideologia esquerdista que se opõe aos nossos princípios e valores. Melhor um nome de centro.” (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também