Bruce Willis é diagnosticado com demência; Saiba mais da doença

A família do artista veio a público comunicar que ele foi diagnosticado com demência denominada de demência frontotemporal, mais conhecida como DFT

Postado em: 17-02-2023 às 16h08
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Bruce Willis é diagnosticado com demência; Saiba mais da doença
A nota escrita destacou que embora a notícia “seja dolorosa, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro” | Foto: Reprodução/Instagram

Uma triste notícia envolvendo o ator Bruce Willis foi anunciada nesta última quinta-feira (17/2). A família do artista veio a público comunicar que ele foi diagnosticado com uma demência denominada de demência frontotemporal, mais conhecida como DFT.

A nota escrita destacou que embora a notícia “seja dolorosa, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”. Logo em seguida, os parentes do astro de Hollywood chamaram atenção para o fato da doença não apresentar cura. “Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos”, acrescentou.

Anteriormente, a esposa de Willis, Emma Heming Willis, a ex-esposa Demi Moore e as filhas, já haviam relatado o diagnóstico de afasia em março do ano passado. Diante esse cenário, o ator iria dar uma pausa na carreira, pois estava sofrendo alterações em suas habilidades cognitivas devido a condição médica.

Continua após a publicidade

“Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias”, destacou.

Os últimos trabalhos de Bruce serão em “Detetive Knight: Independence”, a obra é a terceira parte da sequência de filmes de suspense “Detective Knight”, lançada no mês de janeiro de 2023. Além disso, o longa “Assassin”, também estreará em breve.

“Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós”, acrescentou o comunicado. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”, finalizou o comunicado.

Atualmente, o ator é casado com Heming Willis. Juntos, eles têm duas filhas: Mabel e Evelyn. Já com Demi Moore, Willis é pai de Scout , Tallulah e Rumer, que está esperando seu primeiro primogênito com o parceiro Derek Richard Thomas.

Demência: O que é, sintomas, tratamento

O distúrbio de Willis afeta diretamente a capacidade cognitiva do ator. De acordo com a Alzheimer’s Research UK, a demência frontotemporal (DFT) é um conjunto de distúrbios causados ​​pelo acúmulo da proteína “tau” e outras proteínas que destroem os neurônios nos lobos frontais do cérebro (atrás da testa) ou nos lobos temporais (atrás das orelhas). A condição geralmente aparece entre os 45 e 64 anos.

Em entrevista a CNN, a clínica Mayo, especializada em doenças deste tipo, explica que a demência frontotemporal é um “termo guarda-chuva para um grupo de distúrbios cerebrais que afetam principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro. Essas áreas do cérebro geralmente estão associadas à personalidade, comportamento e linguagem”.

Os sintomas da DFT podem começar com uma fala arrastada, como é caso do ator. “A afasia realmente significa problemas com a linguagem. E isso pode variar de ter problemas para encontrar palavras para entender o que as pessoas estão dizendo. Pode ocorrer devido a um tumor no cérebro, um derrame ou uma condição neurodegenerativa progressiva”, informou o Dr. Henry Paulson, professor de neurologia e diretor do Michigan Alzheimer’s Disease Center, da Universidade de Michigan.

“Como seu diagnóstico é demência frontotemporal, o Sr. Willis claramente tem uma doença neurodegenerativa progressiva, e não um derrame, um tumor ou alguma outra lesão no cérebro”, declarou.

Outros sinais podem manifestar através da dificuldade engolir, falta de memória, músculos rígidos e dificuldade em usar as mãos ou os braços para fazer tarefas do dia a dia, já que a demência frontotemporal impacta os neurônios motores.

O diagnóstico da DFT ocorre por exames neurológicos, juntamente com testes psicológicos que apresentam o objetivo de avaliar a habilidade cognitiva do indivíduo.

No entanto, infelizmente não há tratamento contra a doença. Em alguns casos, os médicos tentam melhorar a qualidade de vida do paciente, avaliando e prescrevendo medicamentos para reduzir o desconforto dos sintomas. Ademais, um acompanhamento com uma fonoaudiólogo pode auxiliar a melhorar formas do movimento relacionado a fala.

“É muito importante que as pessoas com síndrome de demência progressiva, como DFT, continuem a se alimentar corretamente, se exercitem regularmente e mantenham contato com as pessoas. Essas atividades não são remédios, não curam doenças, mas podem ajudar seu cérebro a funcionar da melhor maneira possível”, ressalta Paulson.

“Já vi pacientes perderem completamente a fala e, mesmo assim, saírem, pegarem suas câmeras e tirarem lindas fotos da vida que estão vivendo. Eles não podem me dizer com palavras, mas podem me dizer com imagens. Eu digo a todos os meus pacientes: ‘Não deixe esta doença assumir o controle. Assuma o comando’. Claro, você perdeu algumas habilidades devido à doença que tem, mas ainda tem muitas habilidades e trabalha com as habilidades que possui”, finalizou.

Veja Também