Sinat realiza campanha de doação de sangue

A iniciativa chega a 12ª edição e contará com serviços de saúde gratuitos para a população

Postado em: 22-08-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Sinat realiza campanha de doação de sangue
A iniciativa chega a 12ª edição e contará com serviços de saúde gratuitos para a população

Da redação

O Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (Sinat-GO) realizará a 12ª edição da Campanha Atacado Solidário – Doe Sangue, Doe Vida. Além da coleta de sangue, que será feita pelo Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), a ação terá serviços gratuitos para a população, como exames de glicemia e colesterol, tipagem sanguínea e aferição de pressão, entre outros. Os serviços serão prestados em conjunto pelo Sesc-GO e o Senac-GO. 
Neste ano, a coleta de sangue e as ações voltadas para a saúde acontecerão nesta terça-feira(23), na Rua José Hermano, no Setor Campinas, em Goiânia; e nesta quinta-feira (25), na Ceasa, na Rodovia BR-153, km 5,5, no Jardim Guanabara, também em Goiânia, saída para Anápolis. Nas duas datas, o horário da coleta de sangue será das 08h às 13 h. Já os serviços começarão a ser prestados às 08h, sendo estendidos até as 17 h. Além de contribuir para o aumento dos estoques de bolsas de sangue e utilizar os serviços de saúde, os participantes poderão concorrer a duas TVs. Um aparelho será sorteado em cada local. 
A ação do Sinat-GO conta com  diversos parceiros, sendo eles: Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), JC Distribuição, Unimed Goiânia, Fórmula Produtos Automotivos, Papelaria Tributária, Terra Atacado, Fish Shop e Uniodonto Goiânia. A iniciativa tem ainda o apoio do Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), Sesc-GO, Senac-GO, Ceasa, Uniap, Tradição Atacadista, Governo do Estado de Goiás e Agência Metropolitana de Trânsito (AMT). 

Lançamento 
A 12ª Campanha Atacado Solidário – Doe Sangue, Doe Vida foi lançada oficialmente durante um almoço na última segunda-feira (15), na sede do Sinat-GO. O presidente do Sinat-GO, Paulo Diniz, relatou que a ação teve início a partir de um processo de conscientização dentro do próprio sindicato e de um pedido do Hemocentro, que expôs a necessidade maior de bolsas de sangue no período que sucede as férias de julho, quando há maior ocorrência de acidentes. 
Por causa da demanda, a iniciativa é realizada no mês de agosto. Quanto à escolha dos locais, o presidente explicou que a Rua José Hermano concentra muitas empresas de atacado e “atacarejo” (empresas que comercializam tanto no atacado como no varejo) e que os dois pontos de coleta têm grande fluxo de pessoas.
Durante o lançamento, a diretora regional do Senac, Felicidade Maria de Faria Melo, destacou o que considerou ser um gesto de preocupação do comércio atacadista com o próximo. “O valor maior desta campanha é o valor social, é uma demonstração de solidariedade”, declarou a diretora. Ela ressaltou ainda que os serviços de saúde são abertos ao público, mesmo para aqueles que não estão aptos a doar sangue. 
A gerente do Sesc Centro, Claudia Castro, esteve presente representando o diretor regional do Sesc, Giuglio Settimi Cysneiros, e também enalteceu a ação. “É uma campanha importantíssima, tendo em vista os apelos de hospitais e da Secretaria de Saúde”, disse. O diretor tesoureiro da Fecomércio-GO, Walter de Oliveira, que representou o presidente da Federação, José Evaristo dos Santos, reforçou a importância da doação de sangue. “Há necessidade de sangue todos os dias e são poucos os doadores, então precisamos criar o hábito de doar sangue. Todos que podem doar deveriam fazer isso”. 

Continua após a publicidade

Requisitos
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade que estejam com boa saúde, pesem mais de 50 quilos e não estejam em jejum. Os doadores também não devem tomar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas nem fumar por duas horas antes da doação. É recomendável ainda que seja feito um repouso de, pelo menos, seis horas na noite anterior e que se evitem alimentos gordurosos nas últimas três horas. 
Para doar sangue nos dias da campanha, é preciso levar documento oficial de identificação e, para menores de 18 anos, também é necessária a autorização formal dos pais ou responsáveis. 
 

Veja Também