‘O Futuro Começa em Casa’: reformas em moradias levam dignidade para 10 famílias

Parceria entre Desenrola e a ONG Habitat Brasil consiste na melhoria e reforma de residências em situação de precariedade

Postado em: 14-09-2021 às 15h41
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O Futuro Começa em Casa’: reformas em moradias levam dignidade para 10 famílias
Parceria entre Desenrola e a ONG Habitat Brasil consiste na melhoria e reforma de residências em situação de precariedade | Foto: Divulgação

O projeto ‘O Futuro Começa em Casa’, entrega a reforma de 10 casas de famílias no setor Jardim Curitiba, nesta quinta-feira (16/09). A parceria entre a plataforma digital de locação, venda, compra e administração de imóveis residenciais e comerciais, Desenrola, com a ONG Habitat Brasil consiste na melhoria e reforma de residências em situação de precariedade habitacional e estrutura em risco. Em Goiás, o déficit habitacional é de cerca de 42 mil unidades, totalizando mais de 107 mil pessoas vivendo em situação de precariedade.

As melhorias propostas pelo projeto se dão por causa de adensamento excessivo, instalações elétricas ou hidráulicas comprometidas, insalubridade, cobertura inadequada, falta de ventilação ou iluminação, com umidade e falta de revestimento. Para ser contemplada, a moradia deve possuir, preferencialmente, crianças em idade escolar e cuja chefe de família seja uma mulher.

O objetivo da parceria é garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham uma casa adequada para morar, impactando no rendimento escolar, reduzindo a incidência de doenças causadas por insalubridade do ambiente e contribuindo para o desenvolvimento pleno. “A nossa proposta é que estas famílias tenham um lar seguro e saudável para se viver. As intervenções refletem, diretamente, em uma maior estabilidade econômica daquelas pessoas, que passam a contar com uma saúde melhor, bem-estar e qualidade de vida. Elas passam a ter orgulho do lugar onde vivem”, destaca Guilherme Ribeiro, head da Desenrola.

Continua após a publicidade

Esta é a primeira etapa do projeto, iniciada em Goiânia em agosto de 2019 e paralisada pelo cenário da pandemia de Covid-19, sendo retomada em junho deste ano. Nesta, 36 pessoas foram diretamente beneficiadas pelas melhorias, destas 12 crianças e 3 adolescentes. Das 10 famílias, duas contam com pessoas com deficiência e seis são lideradas por mães solo. Além disso, quase todas as famílias sobrevivem com renda familiar de até um salário-mínimo.

Em Goiânia, uma das principais questões identificadas foi a falta ou inadequação dos banheiros. Para trazer mais salubridade e acessibilidade às casas, quase todas as casas que passaram por reformas tiveram de construir banheiros novos. Além destas, foram realizadas adequações na parte elétrica, reformas de telhado, instalação de portas e janelas e reforço estrutural.

Segundo a gerente de Captação de Recursos, Comunicação e Voluntariado da Habitat para a Humanidade Brasil, Silvia Rosa, a empresa atua com a finalidade de enfrentar o problema de falta de moradia adequada. “A Habitat atua em diversas frentes para enfrentar o problema de falta de moradia adequada no Brasil. Esse é um problema gigante, que só será superado a partir de um trabalho coletivo e da parceria entre diversos setores. Através do trabalho conjunto com a Brasil Brokers, nossa intenção é apoiar a 10 famílias por ano, no município de Goiânia”, explica.

Projeto e parceria

As famílias atendidas pelo projeto ‘O Futuro Começa em Casa’, são acompanhadas durante todo o processo, com a orientação da mão de obra que executa as reformas e supervisão integral das obras e do recurso investido. Os profissionais que trabalham nestas melhorias são contratados da própria comunidade, além de ter o comércio local priorizado na aquisição de equipamentos, quando possível.

A Desenrola é uma plataforma digital de compra, venda, aluguel e administração de imóveis residenciais e comerciais dentro do Grupo Brasil Brokers, com intuito de criar um modelo que permite uma atuação conjunta com outras imobiliárias. O objetivo é desburocratizar e agilizar o processo de intermediação de imóveis residenciais e comerciais tanto para o locador quanto para o locatório que tem atendimento humanizado e personalizado, mesmo utilizando o nosso site para indicar ou anunciar um imóvel de maneira digital.

A Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.

Veja Também