Goiânia: consórcio remove mais de 1,3 mil tonelada de lixo doméstico em dois dias

De acordo com a prefeitura de Goiânia, a empresa conseguiu eliminar um dos maiores descartes irregulares da cidade, nas Chácaras Maria Dilce

Postado em: 26-04-2024 às 07h52
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia: consórcio remove mais de 1,3 mil tonelada de lixo doméstico em dois dias
De acordo com a prefeitura de Goiânia, a empresa conseguiu eliminar um dos maiores descartes irregulares da cidade, nas Chácaras Maria Dilce

As equipes do Consórcio Limpa Gyn, nova empresa de coleta de lixo doméstico em Goiânia, removeram 1.383.730 tonelada de resíduos sólidos recolhidos em 114 bairros da Região Leste e 134 bairros da Região Norte da capital. O volume ocorreu nos dois primeiros dias de operação da empresa, que iniciou os trabalhos na terça-feira (24).

O consórcio espera que toda a operação nas duas regiões se normalize em uma semana. Isto, devido ao volume de lixo acumulado ainda ser grande.

De acordo com a prefeitura de Goiânia, a empresa conseguiu eliminar um dos maiores descartes irregulares da cidade, nas Chácaras Maria Dilce, Região Norte. No período, foram 501.300 toneladas de entulhos removidos nas ruas e lotes.

Continua após a publicidade

“O consórcio está trabalhando dia e noite para regularizar o serviço de coleta de lixo, de remoção de entulhos, e já está com a varrição mecanizada em 50 ruas e avenidas da cidade. Logo, Goiânia estará mais limpa”, afirma o titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira.

Inicialmente, os trabalhos do consórcio em coleta domiciliar abrangem 51,11% dos serviços da cidade. O restante ainda é de responsabilidade da Comurg até 27 de maio. A partir do fim do próximo mês, a empresa assume 100% desta responsabilidade, bem como 47% da coleta seletiva e 50% da remoção de entulhos das regiões Leste e Norte.

A partir de 24 de julho, a totalidade dos serviços de coleta de lixo doméstico, entulhos e a coleta seletiva serão feitos em todas as regiões pelo consórcio. Serão 45 caminhões para a coleta domiciliar, 18 para a seletiva, 128 caminhões e equipamentos para a remoção de entulho, além de 24 varredeiras mecanizadas em todo o município.

Veja Também