Em meio ao desemprego, Brasil já possui mais de 1,4 milhão de trabalhadores de aplicativos

O número de autônomos trabalhando com aplicativos vem crescendo ano após ano, e praticamente dobrou desde 2016

Postado em: 10-10-2021 às 16h58
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio ao desemprego, Brasil já possui mais de 1,4 milhão de trabalhadores de aplicativos
O número de autônomos trabalhando com aplicativos vem crescendo ano após ano, e praticamente dobrou desde 2016 | Foto: Reprodução

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o Brasil já conta com mais de 1,4 milhão de trabalhadores de aplicativo. O número representa 31% dos 4,4 milhões de brasileiros que trabalham no setor de transportes.

O número vem crescendo ano após ano, e praticamente dobrou desde 2016. No primeiro trimestre daquele ano, o total de profissionais trabalhando de forma autônoma com aplicativos como Uber, Rappi e iFood era de 840 mil. Em 2018, o setor já contabilizava 1 milhão e, em 2019, o número subiu para 1,3 milhão.

“Com a ascensão das plataformas de aplicativos para entregas de mercadorias ou transporte de passageiros e o consequente avanço tecnológico que facilita mais contratações de curto prazo, é possível perceber que a quantidade de pessoas com empregos não tradicionais teve um crescimento exponencial nos últimos anos”, revelou o Ipea.

Continua após a publicidade

Ainda segundo informações do instituto, ocorreu redução no número de autônomos durante o início da pandemia em 2020, mas que se estabilizou nos dois primeiros trimestres de 2021 com 1,1 milhão de profissionais no setor de transporte de pessoas. Já em relação ao transporte de mercadorias, o número atual é de 278 mil trabalhadores.

Veja Também