Jardim América passará por mudanças na mobilidade a partir de maio

As melhorias começam a valer a partir do dia 14 de maio. O objetivo é que as ruas do setor não fiquem tão congestionadas.

Postado em: 30-04-2022 às 08h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Jardim América passará por mudanças na mobilidade a partir de maio
As melhorias começam a valer a partir do dia 14 de maio. O objetivo é que as ruas do setor não fiquem tão congestionadas | Foto: Pedro Pinheiro

Por Sabrina Vilela

O Jardim América é um bairro que conta a história de mais de 41 mil pessoas desde 1952, com a divisão do Setor Macambira. Ele é um dos maiores bairros da região Sul de Goiânia que no próximo mês passará por mudanças a fim de melhorar a mobilidade urbana da região. O setor passará a ter mudança no sentido de vias, a criação de dois novos corredores do transporte coletivo, implantação de 15 cruzamentos semaforizados, e a construção de uma ciclofaixa. Essa é a primeira etapa de mudanças e a segunda já está em planejamento. A principal alteração será a criação de vias de sentido único interligando Vila Alpes ao Bairro Jardim América e Corredor T-7 ao Corredor T-63.

O tradicional bairro é vizinho do Bueno, Nova Suíça, Parque Amazônia e Parque Anhanguera. Por isso, em horário de pico fica complicado andar nessa região, conforme conta o morador da C-120 (uma das ruas que passará por mudanças). “Por causa do trânsito intenso tem batida quase todo dia nas avenidas que cruzam a 120”, relata o instrutor de trânsito, Valde de Souza do Vale. 

Continua após a publicidade

Ele mora há 48 anos no setor e acredita que as mudanças vão trazer melhorias para o trânsito. “Acho que vai ficar melhor porque terá sentido único, não cabe carros e dois lados da pista ficam muito estreitos e ninguém tem paciência então por isso tem batida”. 

O contador Cleudimar de Sousa evita se deslocar em horário de pico por conta da aglomeração de veículos. Ele é motociclista, mas prefere andar um pouco a mais e ir a pé para o trabalho. “O meu trabalho e o meu serviço ficam perto da C-211 e eu prefiro deixar a moto em casa para ir andando”. Ele não acredita que as mudanças possam ser tão vantajosas. “Acho que pode melhorar mais para o pedestre, mas para o motorista pode ser que ele demore mais para finalizar o percurso”. acredita.

Já o vendedor Edvan Ferreira se desloca há mais de dois anos até a loja de imóveis que trabalha na rua C-120, ele fala dos problemas que ele enfrenta para se deslocar. “Eu pego o ônibus 171 e desço depois do Cepal. O difícil é atravessar as ruas por causa dos semáforos que ainda não funcionam”, conta Edvan que mora próximo a Goianira e trabalha no setor.

Mobilidade pretende “proteger os mais frágeis” com as alterações

O conceito da Secretaria de Mobilidade e da Prefeitura de Goiânia é que todas as intervenções sejam focadas na “preservação dos mais frágeis”, conforme afirma o Secretário Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello. “Então , toda e qualquer intervenção nossa vai preservar a faixa de pedestres, ciclofaixas, ciclovias, motocicletas, que são mais frágeis em caso de acidente e evidentemente o transporte coletivo que tem muitas pessoas que descem e sobem do veículo e precisam de segurança”.

De acordo com dados levantados pela SMM cerca de 5.580 pessoas passam de ônibus na região todos os dias. São realizadas em média 128 viagens de transporte coletivo diariamente nas duas avenidas ( Vila Alpes ao Bairro Jardim América e Corredor T-7 ao Corredor T-63). “Vamos criar novos caminhos para que as pessoas também possam circular com mais facilidade”, salienta o secretário. 

A primeira grande intervenção realizada pela prefeitura foi na Praça Cívica, onde tem a obra do BRT, a parte do Jardim América é a segunda e em breve mais bairros passarão por modificações a fim de facilitar a mobilidade da população. “O Jardim América será feito em duas etapas após esse estão o planejamento na região da 44, depois no setor Sul. Toda a cidade receberá nesta gestão grandes intervenções de trânsito. Vamos priorizar os corredores de transporte coletivo também”.

Além das informações mostradas pelos veículos de comunicação, serão disponibilizados “agentes de trânsito em todos os pontos de risco, o uso de new jerseys, obstáculos colocados nas esquinas para evitar que a pessoa entre desavisadamente na contramão”. O planejamento também inclui os ciclistas. “Faremos ali uma grande interligação de ciclovia que vai ajudar, a gente acredita nisso os números estão mostrando para que essas pessoas que andam de bicicleta que são invisíveis possam ser percebidos”.  Serão entregues mais de 10 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. 

Horácio Mello afirma que a expectativa é que a segunda etapa do Jardim América seja concluída nos próximos dois meses e que tenham mais novidades até 2023 em outras regiões. “Não paramos para estudar só o Jardim América, estamos estudando a cidade inteira enquanto isso. A região da 44 sofrerá uma grande intervenção antes da próxima demanda maior que é no fim do ano. Até setembro ou antes disso faremos intervenção na 44. No setor Sul talvez fique para o ano que vem”.

Também já existe um projeto pronto para Rio Verde. “Na saída para Rio Verde , há um grande congestionamento. Nós estamos com um projeto pronto que será apresentado pelo Prefeito nos próximos dias para melhorar a fluidez para a saída para Rio Verde”, conta. 

Drones também farão parte da realidade de quem anda nas ruas de Goiânia. “Drones são equipamentos muito baratos eles não darão autuação, serão estudados para planejamento e inclusive para fiscalização para estudar qual é a melhor fiscalização que pode ser feita. Identificar onde o pessoal está estacionando sobre calçadas, onde o pessoal está desrespeitando mais os pedestres, para planejamento de engenharia de ações de fiscalização”. 

Pensando nas pessoas com deficiência serão feitas medidas próximo ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). “Estaremos instalando nos próximos dias oito botoeiras, que são colocadas na cidade nos pontos detectados necessários. São botoeiras sonorizadas, já colocamos algumas pela cidade. É o equipamento mais moderno hoje para travessia de pessoas com dificuldades visuais”, explica o titular da pasta.  

Mudanças  

Criação de vias de sentido único, interligando:

– Vila Alpes ao Bairro Jardim América

– Corredor T-7 ao Corredor T-63

Corredor 1: Rua C-120/Rua C-121/Rua C-208/Rua C-148

– Passará a ter sentido único

Sentido Oeste/Leste: a partir do cruzamento com a Av. C-107 até a Pç. Santos 

Sentido Norte/Sul: permanecerá o mesmo sentido da Pç. Santos até a Avenida  C-171. 

Implantação de cruzamentos semaforizados:

1. Rua C-120/Rua C-121 x Av. C-1/Rua C-118

2. Rua C-121 x Av. C-205

3. Av. C-208 x Rua C-131ª

4. Rua C-148/Av. C-208 x Av. T-9

5. Rua C-148 x Rua C-137

6. Rua C-148 x Av. T-63

7. Rua C-148 x Av. C-171

Corredor 2: Rua C-149/Rua C-209/Rua C-190

– Passará a ter sentido único

Sentido Sul/Norte: a partir do cruzamento com a Av. C-171 até a Praça Santos 

Sentido Leste/Oeste: permanecerá no mesmo sentido da Praça. Santos até a Av. C-107. 

Implantação de cruzamentos semaforizados:

1. Rua C-149 x Av. C-171

2. Rua C-149 x Rua C-137

3. Rua C-149 x Rua C-133

4. Rua C-209 x Rua C-214

5. Rua C-209 x Av. C-206

6. Rua C-190 x Av. C-205

7. Rua C-190 x Av. C-1

8. Rua C-190 x Av. C-107

Avenida C-107:

Terá o sentido modificado para sentido duplo no trecho entre a Rua C-190 e a Rua C-120 para acesso à ponte da Av. Alpes de quem trafega no sentido Leste/Oeste

Ciclofaixas

– Criação de ciclofaixa interligando a Ciclovia da Av. T-63 a Ciclovia da Av. Alpes.

– Ciclofaixa bilateral será na Rua C-149 saindo da Avenida T-63, do lado esquerdo da via, até a Rua C-214.

– A partir da rua C-214, ela seguirá pela rua C-121 e Rua C-120 até a Avenida dos Alpes.

Veja Também