Escolas públicas, particulares e ONGs preparam goianos para Enem

Alunos buscam cursinhos particulares e projetos sociais para revisar conhecimento e garantir confiança para o dia da prova

Postado em: 30-09-2022 às 10h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Escolas públicas, particulares e ONGs preparam goianos para Enem
Alunos buscam cursinhos particulares e projetos sociais para revisar conhecimento e garantir confiança para o dia da prova | Foto: Alexandre Paes

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa muitos anos antes da prova. Toda a formação do ensino fundamental e os treinamentos durante o ensino médio são testados e relembrados para chegar a um bom resultado. A pouco mais de 40 dias para as provas, muitos estudantes têm se esforçado para conseguir ter um bom desempenho e conquistar um espaço no ensino superior. Para alunos da rede pública e em situação de vulnerabilidade,  ONGs e projetos sociais fazem a diferença para quem não consegue pagar um cursinho particular.

Neste ano, mais de 3 milhões de estudantes farão o Enem 2022. As provas que são divididas em dois domingos vão acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Além de ser requisito para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies), o exame ainda é utilizado como critério de seleção para diversas universidades públicas e privadas, o que faz dele o maior vestibular do país.

Atividade em grupo 

Continua após a publicidade

Por essa razão, preparar-se para este exame vai além de saber os conteúdos e escrever uma boa redação: é preciso manter um ritmo adequado de estudo e um cuidado com a saúde mental, emocional e física. Guilherme Henrique Faria Mota, 17, sempre estudou em colégios particulares, e justamente no seu último ano do ensino médio, veio estudar em uma instituição pública.

“Eu não vi diferença na metodologia de ensino. Todos os professores além de muito qualificados auxiliam a gente em todas as dúvidas, e sempre estamos revisando conteúdos voltados ao que possa cair no vestibular. O melhor pra mim são as atividades do plano de ação que o colégio oferece”, expõe o estudante.

Divina Eterna Correia Rocha é a diretora do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Juvenal José Pedroso. Ela conta que entre as atividades desenvolvidas para os alunos está uma roda de conversas com ex-alunos formados na unidade. O bate-papo auxilia tanto para dar mais tranquilidade aos alunos, quanto na troca de conhecimentos. “O plano de ações intensifica todas as atividades já previstas no processo de aprendizagem dos alunos”, explica. 

Além disso, o corpo docente também realiza aulões voltados à redação e questionários de provas de anos anteriores. 

Na escola, em casa e na internet

Júlia Costa Moreira, 18, também é aluna do 3º ano do CEPI. Ela, que almeja ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo, está focada no Enem, e diariamente tira cerca de 1 hora para aprofundar temas que têm mais dificuldade, pois quer conseguir superar a nota do ano passado. “O que eu uso muito são os vídeos de aulas do Youtube e alguns sites que têm simulados para estudar. No último ano que fiz a prova como treineira consegui tirar 840 pontos na redação, e esse ano pretendo ultrapassar os 900 pontos pra ter uma boa chance de conseguir uma vaga no ensino superior”, argumenta a aluna.

A diretora compreende que a concorrência nos programas federais de ensino é grande, mas sabe que a educação pública tem prestado todo apoio aos estudantes. “Nós temos uma missão muito grande, e a secretaria estadual de educação sempre contribui com as instituições. O que ajudou muito foi a distribuição dos Chromebooks, pois assim os professores têm mais praticidade em ensinar os alunos, além de dar a possibilidade de os estudantes terem acesso a internet em casa para seguir os planos de estudo e aprofundarem questões que tenham dúvida e dificuldade”, ressalta a diretora. 

Quando bate a ansiedade 

Durante a preparação para os dois dias intensivos de prova do Enem, a coordenadora pedagógica de uma unidade participar de Goiânia, Fernanda Fernandes, comenta como é importante controlar a ansiedade. “É importante priorizar pausas, como almoço e lanche da tarde, pois são momentos em que o aluno tem a oportunidade de suavizar emoções, como a ansiedade, e reduzir o gasto de energia”, destaca.

Fernandes pontua que é importante criar uma rotina de estudos, com tarefas diárias bem estabelecidas, de acordo com um cronograma individual. “Vale lembrar que não serão todos os dias que os alunos conseguirão o pico de rendimento, por isso, deve-se equilibrar momentos de foco com outras atividades”, recomenda.

Para se dar bem nas provas, os educadores também recomendam ter um plano de estudo, tanto do conteúdo programático que está no edital, quanto de conhecimentos gerais. “É importante ter em mente o conteúdo programático da disciplina que tem no edital do Enem para que os estudos sejam mais assertivos”, diz José Márcio Sant’Anna, supervisor pedagógico da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho.

Simulados

Da perspectiva estratégica, o que não deve ficar de fora do planejamento do aluno é o simulado. A diretora explica que fazer muitos exercícios e corrigi-los junto com os alunos é uma maneira de diagnosticar os erros e acertos e analisar o que precisa ser melhorado. “No simulado, o estudante pode tornar a gestão do tempo de prova algo mais natural, além de revisar conteúdos e aprimorar suas estratégias”, observa Fernandes.

Curso gratuito pré-Enem

E quem mora no estado de Goiás e Tocantins, e quer revisar tudo, pode se inscrever para participar do “Maior Aulão de Goiás”. O projeto é voltado para os estudantes que desejam receber o e-book, simulados e ter acesso a videoaulas exclusivas para se preparar para o Enem 2022. 

Depois de dois anos acontecendo de forma online por causa da pandemia, neste ano, o Maior Aulão de Goiás volta a ser realizado presencialmente e oferece 2 mil vagas para estudantes assistirem às aulas. O evento será das 8h às 13h, no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Campus II da instituição, no Bairro Jardim Mariliza, em Goiânia.

Desde 2018, a TV Anhanguera, em parceria da PUC Goiás realiza “O maior aulão do Enem”, que é voltado para todos os estudantes que estão se preparando para o vestibular. 

Ao fazer a inscrição no site, o estudante deverá informar se deseja participar de forma online ou presencial. Se a opção escolhida for presencial, ele deverá escolher se quer assistir às aulas do dia 5, do dia 6 ou dos dois dias do aulão.

Para participar presencialmente, além da inscrição no site, o estudante deverá doar 1 kg de alimento não perecível para cada dia de evento. Ou seja, caso o estudante participe dos dois dias de aulão, ele deverá doar 2 kg de alimento, que deverão ser entregues no Grupo Jaime Câmara, no Setor Serrinha, em Goiânia, entre os dias 17 e 20 de outubro. No ato, ele também vai pegar a pulseira do evento, que confirma a sua inscrição.

As vagas para participar presencialmente são limitadas à capacidade do auditório do Centro de Convenções da PUC e as doações serão destinadas para instituições de caridade parceiras do projeto.

(Especial para O Hoje)

Veja Também