Quinta-feira, 28 de março de 2024

Revisar o veículo antes de viajar pode evitar graves acidentes

Tráfego nas estradas aumenta com as festividades de final de ano e período de férias

Postado em: 30-12-2022 às 08h30
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Revisar o veículo antes de viajar pode evitar graves acidentes
Tráfego nas estradas aumenta com as festividades de final de ano e período de férias. | Foto: Reprodução

Algumas pessoas escolhem fazer viagens mais curtas de carro e existem até os que se arriscam a viajar para distâncias maiores. Mas independente do trajeto o ideal é que o dono do veículo faça a revisão para evitar que um momento de lazer e alegria se torne uma tragédia. Durante as viagens de Natal, por exemplo, foram registrados 23 acidentes, com cinco pessoas feridas e 2 mortes. O balanço aponta para um aumento no número de mortes e acidentes, se comparado com o ano passado, mas o número de pessoas feridas caiu.

Coordenador da Escola Pública de Trânsito, Rogério Pereira Silva explica que o condutor antes de iniciar uma viagem deve fazer um cronograma da rota que irá seguir, qual percurso vai fazer e antes disso observar as condições em que o veículo se encontra – como pneu, iluminação do veículo – para saber se precisa fazer algum reparo antes da viagem. 

“Quem aplica direção defensiva, ele faz essa revisão diariamente, essa vistoria consiste em olhar a condição dos pneus (se está liso, descalibrado), se a iluminação está em perfeitas condições. Essa revisão é feita todos dias em que ele vai colocar o veículo na via”, destaca. 

Continua após a publicidade

O coordenador pontua que cuidados físicos também são essenciais, por isso, o primeiro passo é ter consciência de que para ir para a estrada o motorista deve estar descansado, então se vai viajar no dia seguinte ele deve ter um boa noite de sono para ter condições físicas para uma boa direção. E também ver o trajeto para saber se as condições das vias estão boas, também verificar a climatização. 

Vale ressaltar que estar com os documentos do veículo em dia também é essencial, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com pagamentos de IPVA, licenciamento anual em dias e a CNH com validade hábil para que possa trafegar nas vias. 

Outra orientação é que ao dirigir ou pouco antes evitar ingerir bebida alcoólica ou qualquer droga lícita ou ilícita para que o condutor esteja em boas condições. “Também deve ter cuidado com a carga colocando a sua mala nos compartimentos corretos, jamais colocar dentro do veículo porque pode ser uma arma dentro do seu carro, mantendo as crianças no bebê conforto e cadeirinha, assento de elevação”. 

Orientações da SMM

A Secretaria Municipal de Mobilidade salientou algumas orientações para que condutores e passageiros consigam ter um período de viagens tranquilo. Gerente de Educação para o Trânsito, Horácio Ferreira destaca que neste período de festas e férias a atenção nas estradas deve ser redobrada.  

“Todo final de ano temos grande fluxo de veículos, pessoas apressadas para chegar aos seus destinos, e período chuvoso. Tais fatores contribuem para aumento do número de acidentes”, pontua.  

Ele ressalta ainda que a segurança na estrada começa pela observação da qualidade das vias do trajeto e revisão de itens essenciais do veículo.  “Para fazer uma boa viagem com segurança é necessário fazer um planejamento antes de tudo. Definir horário de saída, pesquisar sobre a qualidade das vias do trajeto, verificar os equipamentos obrigatórios do veículo e qualidade dos pneus”, diz. 

Horácio também destacou a mistura de álcool e direção, além das ultrapassagens proibidas que podem ser muito perigosas. Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), referentes à semana do Natal, o número de pessoas alcoolizadas ao volante teve redução de 84 para 54, em comparação com 2021, assim como ultrapassagens proibidas, de 151 para 115, e autuações de 929 para 875, respectivamente. “Apesar dessa redução apontada pela PRF-GO, não é o momento de descuidar”, alerta.

Veja Também