Pais denunciam desrespeito com filho autista em academia de Goiânia

Estabelecimento ignorou legislação ao não permitir que criança permanecesse no local enquanto os pais praticavam exercícios

Postado em: 06-02-2023 às 10h39
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pais denunciam desrespeito com filho autista em academia de Goiânia
Estabelecimento ignorou legislação ao não permitir que criança permanecesse no local enquanto os pais praticavam exercícios | Foto: Arquivo Pessoal/ Thais Ruas

A perita criminal Taís Ruas e seu esposo Guilherme Tavares denunciaram no último sábado (6) mais uma cena preconceituosa contra o filho de 5 anos, na academia em que frequentavam. A situação aconteceu porque o pequeno João diagnosticado há um ano com espectro autista foi impedido de permanecer no local pelos funcionários do estabelecimento. 

Taís explica que decidiu levar o filho para a academia, já que no dia não tinha com quem deixar a criança. Ao chegar no local, João não iria ficar juntamente com os pais, mas em um espaço destinado à crianças. “Quando fomos sair de casa conversamos que ele ficaria numa salinha onde conseguia nos ver, ele parecia angustiado mas parecia ter entendido”, relata Taís.

“Ao chegarmos na academia a surpresa foi que na tal sala “dedicada” às crianças havia duas mesas, nenhuma cadeira, papel, lápis, massinha, nada!”, descreveu. “Meu esposo decidiu, então, ir atrás de funcionários do local, para que nos liberassem para que nosso filho nos acompanhasse”, conta.

Continua após a publicidade

No momento, Ruas conta que Guilherme teve de entrar em contato com o dono da academia para explicar que seu filho poderia acompanhá-lo em qualquer estabelecimento, principalmente porque no local  não havia nenhum comunicado por meio de palavras que indicasse que crianças não eram bem- vindas.

Após a ligação, Taís conta que conseguiu a autorização para que o filho entrasse com ela na academia, porém 30 minutos depois a recepcionista do local, pediu para que João se retirasse do local. Guilherme e Thaís contestaram.

“O Gui pediu que o dono da academia formalizasse por escrito o motivo de sua recusa na permanência do João e ele se recusou e disse que estávamos polemizando demais. Fomos até a recepção e o dono da academia pediu que nos retirássemos e ofereceu a devolução do valor da mensalidade”, destacou Taís.

Ao jornal O Hoje, Guilherme explicou que esteve em contato com a academia, porém o estabelecimento pediu apenas que o casal “compreendesse o que aconteceu”. Taís relatou que irá reportar o caso a polícia nesta segunda-feira (6).

Veja também: Preconceito contra autistas estão cada vez mais recorrentes

Veja Também