Aumento de reclamações: Procon Goiás aponta cuidados para não cair em golpes de créditos consignados

Em sua maioria, são queixas feitas por consumidores que querem mais informações sobre as condições do contrato, saldo devedor e possíveis abusos na cobrança da taxa de juros

Postado em: 30-03-2023 às 09h14
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumento de reclamações: Procon Goiás aponta cuidados para não cair em golpes de créditos consignados
Em sua maioria, são queixas feitas por consumidores que querem mais informações sobre as condições do contrato, saldo devedor e possíveis abusos na cobrança da taxa de juros | Foto: Divulgação/Procon

O Procon Goiás identificou, somente nos últimos 6 meses, um total de 475 reclamações referentes a créditos consignados no estado. Em sua maioria, são queixas feitas por consumidores que querem mais informações sobre as condições do contrato, saldo devedor, sobre possíveis abusos na cobrança da taxa de juros e também denúncias sobre empréstimos feitos sem autorização.

Segundo o órgão, as reclamações ocorrem em meio ao cenário de crise financeira, onde muitas famílias não veem outra saída se não contratar um empréstimo consignado. Na terça-feira (28/3), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, um pouco maior do que aquele defendido pelo Ministério da Previdência, de 1,90%.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, afirma que o órgão está atento para entender como os bancos e instituições financeiras vão continuar comercializando o consignado e que o trabalho das equipes de fiscalização será reforçado.

Continua após a publicidade

“Precisamos proteger o consumidor, porque, normalmente quem contrata essa modalidade de empréstimo está em situação de vulnerabilidade. Há também um número muito grande de idosos que são submetidos a contratos que, muitas vezes, não entendem”, explica. Levy Rafael Cornélio alerta ainda sobre a maneira agressiva com que as instituições financeiras oferecem esse serviço ao consumidor.

Leia também: Dívidas com bancos representa 53% da inadimplência dos goianos

O Procon aponta alguns cuidados que o consumidor deve tomar antes de contratar um crédito consignado para não cair em golpes. Confira:

  • Primeiramente, é indispensável um criterioso planejamento financeiro familiar, colocando na balança de um lado as receitas, como o salário líquido mensal e outras rendas, e do outro as despesas comuns do mês como aluguel, condomínio, supermercado, assim como as despesas eventuais com medicamentos e lazer, por exemplo, e avaliar o impacto que isso poderá causar no orçamento doméstico. Especialistas indicam que o empréstimo não comprometa mais de 30% do orçamento.
  • Antes da contratação, certifique-se de que a empresa possui idoneidade e credibilidade no mercado. Os bancos ou instituições financeiras que oferecem esse empréstimo devem estar cadastrados no Banco Central. A relação dessas empresas com regularidade de funcionamento e que tem legalidade para oferecer o empréstimo pode ser consultadas no site do BC.
  • Antes da assinatura do contrato, leia as cláusulas atentamente. Não assine nada sem ler! Procure esclarecer todas as dúvidas, e tenha muita atenção com o Custo Efetivo Total.
  • Pesquise as melhores taxas e faça a simulação da contratação do empréstimo, assim você saberá o valor real da dívida que está contratando.
  • Todas as formas de empréstimo têm juros e uma oferta vantajosa demais, com juros muito abaixo dos praticados no mercado, pode, na verdade, esconder um golpe.
  • Pagamentos prévios de depósitos e boletos como condição para liberação de empréstimos são fraude. Nenhuma instituição financeira autorizada a funcionar no Brasil pode exigir esse tipo de pagamento. O consumidor deve desconfiar de golpe especialmente se o pagamento exigido for para uma conta de pessoa física.
  • Se o consumidor quiser denunciar alguma situação suspeita ou tirar dúvidas, os canais do Procon Goiás são o telefone 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior). Denúncias podem ser feitas pela internet por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Veja Também