Poder público toma medidas para garantir segurança nas escolas

Os episódios de violência escolar receberam como resposta o reforço da segurança em escolas e a discussão sobre a atuação dos pais na vida dos filhos

Postado em: 13-04-2023 às 08h17
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Poder público toma medidas para garantir segurança nas escolas
Episódios de violência escolar receberam como resposta o reforço da segurança em escolas | Foto: Jucimar Sousa/Secom/Prefeitura de Goiânia

O Governo do Estado e Municípios de Goiás têm apresentado novas medidas expressivas de segurança, para garantir a seguridade aos alunos e servidores. Assim, estabelecendo uma resposta enérgica para os ataques que têm trazido pânico às escolas por todo Brasil. Estas ações além da promoção da segurança também trazem o alerta aos pais sobre a vivência com seus filhos e a atuação da família como medida preventiva.

Entre as medidas adotadas pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), estão: detector de metal nas entradas das escolas; revistas em mochilas;  botão do pânico e câmeras de segurança. Além disso, a afirmação de que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) terá a patrulha escolar como prioridade de seus serviços. Estas mesmas medidas também foram adotadas pelas prefeituras de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. 

Nesse sentido, na tarde da última terça-feira (11/04) houve a reunião convocada pelo Governador Ronaldo Caiado, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na praça Cívica, em Goiânia, para discutir episódios de violência nas escolas de Goiás. Neste momento, foi apresentado o pacote de medidas proposto pelo Governo do Estado, que de acordo com o que o governador falou em entrevista a TV Globo, “Já está sendo colocado em prática, e não aguarda aprovação federal”. 

Continua após a publicidade

O plano apresentado pelo estado, além das medidas mais diretas e físicas para segurança, ainda cobrem também um rastreio a incitação de violência em redes sociais, que possam influenciar adolescentes a cometerem esse tipo de ato, com a colaboração da Polícia Civil e Militar. Dessa forma as medidas de segurança que já estão em fase de instalação por todo o estado com o objetivo de conter estes episódios de violência. 

Medidas de Proteção

O subcomandante da GCM, Danilo Cesar Fonseca Gomes, explica como será o trabalho da corporação nas escolas de Goiânia: “Foi lançado pelo prefeito Rogério Cruz a operação escola sem violência , programa que tem por objetivo aumentar a segurança na rede municipal de ensino , foram designadas 105 viaturas e mais de 700 agentes para monitorar a entrada e saída dos alunos além disso estamos empenhando o projeto anjos da guarda fazendo palestras nas escolas sobre o combate ao bullying”.

Outra medida que foi apresentada tanto pelo governador quanto por prefeitos do estado é o “Botão do Pânico”, este funcionará da seguinte maneira, ao ser acionado irá enviar uma “mensagem” para a GCM, para que essa se direcione à escola. Em Senador Canedo algumas escolas já receberam, e em Goiânia a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a implantação do dispositivo já está em andamento. 

Sobre a presença ativa de policiamento nas escolas a psicopedagoga Tetê Ribeiro afirma, “O reforço da patrulha também é importante principalmente nos arredores das escolas a gente não pode esquecer que fora eh dos muros da escola a gente tem muitas pessoas que aliciam os os menores, o botão do pânico é extremamente importante uma tecnologia que pode também para situações de preocupação dentro das instituições”. 

Além disso, a ocorrência de “revistas” e uso de “detectores de metal” deve ser uma ação em todas as escolas do estado. Como afirmado por Ronaldo Caiado, o projeto de lei que ele pretende encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para possibilitar a professores e coordenadores a vistoria de mochilas de jovens com atitudes suspeitas. 

Para o subcomandante Danilo Cesar o uso desse aparelho é uma forma de garantir a segurança, mas pode não ser tão bem recebido pelos alunos. “Temos que ver essa questão legal referente a revistas, mas teremos detectores de metal em todas as unidades , essa questão de invasão de privacidade não sobrepõe a preservação da vida e redução das perdas e danos  que poderíamos ter”.

Porém a realidade das instituições de ensino público, não apresentam a base necessária para essa ação. Conforme explica a psicopedagoga: “A questão do detector de metal e revistas de mochila o que eu coloco aqui em em questionamento é quem vai fazer este trabalho? Dentro das unidades educacionais, muitas vezes a gente tem falta de profissionais para trabalhar, tem falta de professores, falta de servidores administrativos, quais seriam as pessoas designadas para esse tipo de de de ação. E outra, entrada, como é que vai ser feita a questão da organização para isso? Passou pelo detector, apitou, como é que vai ser feita essa revista? O aluno vai tirar o material, quem é que vai olhar”.

Papel da Família

Outro fator que está sendo colocado em observação é o papel da família na educação e acompanhamento das crianças e adolescentes. O chefe do executivo de Goiânia, também deixa o alerta aos pais, “É importante que os pais observem o que levam na mochila, que conversem com eles, isso ajuda muito na parte psicológica. Sabemos que muitas crianças estão com medo, assustadas”. 

Para o subcomandante, este é o foco principal para análise da vida dos adolescentes. “Acredito que a raiz de toda essa violência está na base familiar e na falta de freio que as redes sociais têm sobre as famílias, vejo que neste momento todos devem se auto responsabilizar, mas a prevenção sempre será a educação familiar”, explicou Danilo Cesar.

Ademais a psicopedagoga, Tetê Ribeiro explica a substancialidade da presença dos pais na vida de seus filhos: “É importante que haja conversa nos núcleos familiares em relação ao que está acontecendo, principalmente partindo da escuta dos estudantes, dos filhos, de repente promover um momento de conversa, para as famílias a prática de vamos supor na hora das refeições todo mundo sentar junto à mesa por exemplo pode ser um bom momento para falar sobre isso.”

Ela ainda completa sobre perguntas e assuntos que os pais podem utilizar para facilitar o diálogo com os filhos: “O que vocês estão vendo?O que vocês estão achando? Como é que está a escola? Como é que estão as amizades? Então é importante a gente saber como é que está o relacionamento dos filhos entre eles, entre os seus pares dentro da escola e o que que eles estão achando disso tudo?”. 

Investimento 

O Governo Federal já havia se pronunciado no início deste mês (05/04) sobre a criação de um grupo interministerial com o objetivo de desenvolver ações contra violência nas escolas. Nesse sentido, na terça-feira(11) o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou o edital relativo ao chamamento público para fortalecimento do programa de segurança nas escolas. Dessa forma, a disponibilização da quantia de R$ 150 milhões, para atender a apoio às rondas escolares ou similares. Assim sendo, financiando programas de medidas de segurança em escolas, como os apresentados pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito de Goiânia.

Veja Também